Eleitor pode baixar o e-Título e regularizar cadastro sem sair de casa

Logo do Tribunal Superior Eleitoral - TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou na ultima quinta-feira, que os cidadãs e cidadãos brasileiros, têm seis meses para regularizar o título eleitoral e estarem aptos a votar nas Eleições de 2022.

Uma forma de realizar essa regularização é por meio do aplicativo e-Título, que está disponível para download gratuito em telefones celulares ou tablets, com as tecnologias Android e iOS. A ferramenta, criada em 2017, é uma opção ao título de eleitor em papel, que permite ao usuário resolver eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral sem precisar sair de casa.

Justiça Eleitoral trabalha para desenvolver nova urna eletrônica, que terá o voto impresso / votação eletrônica
Créditos: dimitrius ramos /

O e-Título permite baixar a via digital do título com todas as informações armazenadas de forma segura e possibilita o acesso à situação cadastral, o cadastramento como mesário voluntário e a obtenção das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Além de contar com um leiaute de simples navegação, o sistema é acessível para pessoas com deficiência visual.

Biometria

Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico (com as impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto do eleitor, facilitando, assim, a identificação na hora do voto.

cancelamento de títulos
Créditos: Nico El Nino | iStock

Caso ainda não tenha feito, não aparecerá a imagem, sendo necessário levar outro documento oficial com foto para se apresentar ao mesário no dia das eleições.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA