Engenheiro deve indenizar contratante por construção de piscina com infiltração

Data:

Profissional pagará danos morais e materiais
Créditos: Jakraphong Pongpotganatam / iStock

Em decisão unânime, a 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), confirmou o dever de um engenheiro, que construiu uma piscina de concreto armado com infiltração, indenizar em R$ 77 mil, a contratante, por danos materiais e morais.

De acordo com os autos uma mulher acionou um engenheiro e uma empresa de impermeabilização para a construção de uma piscina. Ambos foram contratados para os serviços de mão de-obra e administração da compra dos materiais para construção da piscina em concreto armado, mais área abaixo do "deck". Segundo a perícia, a obra mal executada ocasionou diversos problemas no imóvel.

União deve restabelecer equilíbrio econômico-financeiro de contrato firmado para construção de 250 CIACs
Créditos: Pressmaster / Envato Elements

A infiltração resultou no alagamento da residência, com a perda do sistema elétrico e outros itens do imóvel. Diante da situação, a dona da residência ajuizou ação de obrigação de fazer contra os contatados.

A empresa de impermeabilização fez acordo com a proprietária do imóvel.

O engenheiro preferiu seguir com a ação, sendo condenado na 2.ª Vara Cível ao pagamento de R$ 77 mil, pelos danos morais e materiais sofridos pela dona da casa. Ele recorreu ao TJSC, alegando que a situação não é passível de indenização pelo dano moral. Subsidiariamente, requereu a redução do valor da indenização.

Engenheiro Florestal / Novo Código Florestal
Créditos: juststock / iStock

No recurso (0311193-36.2014.8.24.0023), o desembargador André Carvalho, entendeu que a situação supera o mero dissabor. “Os problemas executivos, muito embora em área externa da residência, muito mais do que privarem do uso da mesma, causaram fundada preocupação aos proprietários. Nesse sentido, a existência de infiltrações e alagamentos que decorreram da má impermeabilização e/ou ausência de capacidade para drenagem no local denotam que a má prestação dos serviços gerou mais do que um incômodo aos autores, mormente, sobretudo, tenha inclusive afetado outras áreas da residência”, anotou o relator em seu voto, confirmado pelo colegiado.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.