Bradesco deve indenizar aposentada por desconto indevido em benefício previdenciário

Bradesco deve indenizar aposentada por desconto indevido em benefício previdenciário | Juristas
Créditos: diegograndi / iStock

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão que condenou o Banco Bradesco S/A ao pagamento de indenização, por danos morais, no valor de R$ 2 mil, a uma aposentada que teve o benefício previdenciário diminuído por descontos indevidos para o pagamento de fatura de cartão de crédito que nunca utilizou e nem contratou.

No recurso contra a sentença do Juízo de Direito da 2ª Vara Mista de Cuité-PB, a instituição bancária alegou não haver falha na prestação de serviços pelo Banco, mas cobrança de tarifas contratualmente previstas, não podendo ser responsabilizado pelos fatos narrados na inicial.

espólio de empregado
Créditos: Michał Chodyra | iStock

O relator do processo (0801097-49.2019.8.15.0161), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, destacou que o banco em nenhum momento juntou qualquer documento que comprovasse que a aposentada contratou o cartão de crédito, bem como não há nos autos qualquer prova de que a mesma tenha utilizado o cartão.

“Desta forma, o dano moral ficou caracterizado pelo constrangimento da apelada, em ter que passar pela situação vexatória de ter o benefício previdenciário diminuído por descontos indevidos para o pagamento de fatura de cartão de crédito que nunca utilizou e nem contratou”, afirmou.

Banco Bradesco terá de indenizar consumidor por longa espera em fila
Créditos: Mariusz Szczygiel / Shutterstock.com

Já quanto ao valor da indenização, o relator observou que “o valor fixado a título de indenização por dano moral não pode ser ínfimo ou abusivo, mas proporcional à dúplice função deste instituto indenizatório: reparação do dano, buscando minimizar a dor da vítima, e punição do ofensor, para que não volte a reincidir”.

Com informações do Tribunal de Justiça da Paraíba. 


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000