MPF recorre ao STJ para punir violação de tombamento do Iphan em município do RJ

IPHAN
Créditos: Reprodução | IPHAN

O Ministério Público Federal (MPF) contestou a decisão judicial de não abrir ação contra condôminos de um edifício construído no Centro de São Pedro da Aldeia (RJ) que viola o tombamento da Igreja dos Jesuítas e seu entorno pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

TRF2 suspende desconto de valores recebidos de boa-fé por servidor do IPHAN
Créditos: hin255 / Shutterstock.com

Em recurso especial (50000530220204025108), o MPF atacou decisões de 1ª e 2ª instâncias por não terem observado normas e parâmetros legais – incluindo laudo técnico do Iphan – em favor do município, que autorizou a construção com quatro andares à revelia do bem histórico tombado, que é uma das primeiras igrejas erguidas no Brasil. Segundo o MPF o tombamento, datado de 1938, veda que a igreja tenha sua visibilidade prejudicada.

Nos autos do processo, o Iphan afirmou não ter sido consultado pelos réus para autorizar a obra.

sem defesa
Créditos: Artisteer | iStock

O réus apresentaram como alegação uma “teoria do fato consumado” e a presença de imóveis em situações semelhantes ao desse processo.

“A existência de outros imóveis na mesma situação e não abarcados pela ação não justifica a aplicação do princípio da isonomia, sob pena de se aceitar a convalidação de um comportamento contrário ao Direito, de forma a permitir que um ato ilícito ao meio ambiente cultural se perpetue no tempo”, notou o MPF ao recorrer contra decisão inicial pela improcedência da ação movida.

execução provisória
Créditos: sebboy12 | iStock

Para o MPF, a decisão contestada no recurso ao STJ deu interpretação divergente de processos similares julgados por outros tribunais e acabou desconsiderando diversos dispositivos legislativos, como artigos do Decreto-lei nº 25/37, do Código de Processo Civil e da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB).

Com informações da Procuradoria-Geral da República.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000