Ex-ministro do Supremo critica nomeação de general ao TSE

Data:

STF / Ministro Marco Aurélio / Gilmar Mendes / Ricardo Lewandowski / Nunes Marques /O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, fez críticas nesta quarta-feira (29) à indicação do general da reserva Fernando Azevedo e Silva para o cargo de diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cargo que ocupará durante as eleições. Ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio disse um militar no comando das eleições é uma situação inédita e prejudicial ao país. “Nem na época de exceção, no regime militar vivenciado pelo Brasil, isso ocorreu". A informação é da coluna “Painel” da Folha de S. Paulo.

A opinião de Marco Aurélio não é unânime entre outros ex-ministros do STF, Néri da Silveira, Francisco Rezek e Sepúlveda Pertence, não enxergaram problemas na condução do general ao cargo, entendendo que Fernando Azevedo não é mais um militar de carreira, sendo portanto um cidadão como qualquer outro.

Caberá ao ex-militar, a coordenação-geral da corte durante o período eleitoral – que deve ter como marca um pesado ataque à credibilidade do próprio TSE e do sistema eleitora, capitaneado pelo seu próprio ex-chefe. O TSE deverá ter três presidentes durante o ano que vem: Luís Roberto Barroso entregará o cargo no início de 2022 a Edson Fachin. No momento da eleição, no entanto, será Alexandre de Moraes que comandará a corte eleitoral.

O ex-general, Fernando Azevedo e Silva, foi ministro da Defesa no governo de Jair Bolsonaro entre o início do mandato e o final de março deste ano. Sua saída foi na véspera do aniversário do golpe militar de 1964, em 31 de março. Ele teria dito a auxiliares que estava deixando o cargo porque não queria repetir maio de 2020, quando sobrevoou a Esplanada dos Ministérios com o presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto uma manifestação que pedia o fechamento do STF era realizada.

Com informações do Folha de São Paulo e Yahoo Noticias.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.