Apple é notificada pelo Ministério da Justiça por venda de iPhone sem carregador

Apple deve entregar computadores adquiridos abaixo do preço de mercado
Créditos: 360b / Shutterstock, Inc.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) notificou a Apple na quarta-feira (29) pela ausência do carregador em vendas do iPhone no Brasil. A empresa decidiu não incluir o adaptador de tomada na caixa dos aparelhos a partir do iPhone 11. A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) acusa a empresa de prática abusiva e venda casada.

Na edição do dia 29 do Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Justiça determinou a instauração de um processo administrativo contra a empresa. A Apple, que desde 2020 não inclui o carregador na caixa de seus smartphones, tem 20 dias para se manifestar perante o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Apple
Créditos: Leszek Kobusinski | iStock

Para a Senacon, a Apple pratica venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).  Segundo a lei, a empresa que cometer essa infração está “infringindo a ordem econômica, e torna-se passível de multa”. De acordo com o órgão, alinhado ao Ministério da Justiça, a Apple pode ser multada em R$ 11 milhões.

O órgão ressalta que todas as empresas devem agir com confiança e lealdade. Este último princípio seria infringido quando o cliente é compelido a realizar outra compra para que possa usufruir de um produto anteriormente adquirido. “Agindo dessa forma, a empresa onera excessivamente o consumidor, ao mesmo passo em que ilicitamente se desincumbe da sua obrigação de fornecer peças necessárias para o funcionamento do aparelho”, conclui a Senacon.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA