Ex-jogadores são condenados por agressão a torcedor

Mantida indenização de R$ 5 mil por ofensa racista em estádio de futebol
Créditos: twobee / shutterstock.com

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou os ex-jogador de futebol Rosinei Adolfo e Marcelo Marinho, por agressão praticada, em setembro de 2008, contra um torcedor do Corinthians que o havia chamado de “pipoqueiro”.

A agressão foi feita quando o torcedor Pedro Neves dos Santos chegava de madrugada ao prédio onde ambos moravam, no Tatuapé, em São Paulo. Rosinei estava com o ex-goleiro Marcelo Marinho, que também foi condenado. Rosinei deu um soco em Pedro, que tentou correr, mas tropeçou e sofreu novos ataques até que houve a intervenção do porteiro do edifício.

Figueirense Futebol Clube
Créditos: alphaspirit / iStock

No ano anterior, o Corinthians havia sido rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro, e Rosinei, segundo ele mesmo disse à Justiça, era considerado como um dos culpados pela queda.

O torcedor foi hospitalizado e conforme os autos, sofreu lesões no crânio, na face, na mão e no pé direito. O jogador se defendeu na Justiça argumentando que teria sido ofendido verbalmente diversas vezes pelo torcedor. Disse que, quando eles se encontraram na madrugada, houve uma discussão e agressões mútuas. Afirmou que foi uma briga de jovens, provocada por ambas as partes.

Rosinei e Marcelo foram condenados em maio de 2019 por danos morais em primeira instância e recorreram.

Fornecedora de material esportivo Adidas terá de trocar tênis com defeito
Créditos: Lisa S. / Shutterstock.com

No julgamento do recurso o desembargador Rodolfo Pellizari, relator do processo, afirmou que, “O fato de o torcedor ter proferido ofensas verbais em outra oportunidade não justifica as agressões físicas e os ferimentos causados”.

Os atletas terão de pagar ao torcedor uma indenização de R$ 10 mil, valor que será acrescido de correção monetária desde o início do processo (2010) e juros de 1% desde a data da agressão (2008). Eles ainda podem recorrer.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA