Justiça condena empresas pela emissão de boletos referentes a contratações fraudulentas

Data:

najila trindade
Créditos: Andrey Popov | iStock

A 17ª Vara Cível da comarca de Natal condenou uma empresa de factoring (Kapital Factoring), juntamente com uma empresa de pescados (Eby Comercio de Pescados) pela emissão de boletos endereçados a uma empresa de pequeno porte, com nota fiscal e canhoto de compras referentes a contratações fraudulentas.

A empresa autora, que atua no segmento de materiais elétricos e construção, conta no processo (0844048-89.2015.8.20.5001) que recebeu os boletos pelo correio e, ao entrar em contato com a empresa demandada, constatou que os documentos eram fraudulentos, já que "o canhoto da nota fiscal fora assinado por pessoa que não pertence o seu quadro de funcionários e que o CPF do suposto funcionário é tido como inválido em consulta no sítio eletrônico da Receita Federal".

Ex-prefeito e empresária envolvidos em fraude à licitação
Créditos: Andrey Popov | iStock

A demandante afirmou que atua há mais de vinte e sete anos em seu segmento comercial, "disso sendo manifesto que não tem qualquer interesse na aquisição atacadista em pescados e frutos do mar", de modo que a a contratação que supostamente lhe foi atribuída é incoerente com sua atividade no mercado . Além disso, a demandante alegou que "há fortes indícios de que a 1ª Ré não passa de uma 'empresa de fachada', pois, no endereço informado funciona um estabelecimento comercial com outro nome, chamado SECAPP Materiais Elétricos".

inss
Créditos: Andrey Popov | iStock

Ao analisar o processo, o magistrado Cleofas Coelho verificou que as rés "deixaram de trazer aos autos qualquer prova alusiva da relação jurídica referente à emissão dos títulos em discussão", e não demonstraram a efetiva entrega da mercadoria indicada nas duplicatas contestadas. O juiz apontou também que no caso "há indícios de fraude, uma vez que as empresas não funcionam mais nos locais indicados em seus endereços". E nas notas fiscais assinadas "consta CPF inválido, corroborando ainda mais com a tese de fraude relatada pela parte autora".

INSS / concessões fraudulentas / Previdência Social
Créditos: belchonock / iStock

O magistrado ressaltou "a atitude ilícita das partes rés", as quais protestaram indevidamente a parte autora e levou em consideração "o período que perdurou o protesto, que teve início no ano de 2011", para determinar o pagamento de indenização de R$ 20 mil pelos danos morais causados à autora, bem como a obrigação para as demandadas de "se absterem de incluir o nome da empresa demandante nos órgãos restritivos de crédito e/ou protestar títulos em seu desfavor com relação às dívidas discutidas nos autos".

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.