Justiça determina a exclusão de publicações acusando presidente de instituição de corrupção

Data:

Justiça
Créditos: artisteer / iStock

Foi determinado pela juíza da 2ª Vara Cível de Vitória, Danielle Nunes Marinho, que as pessoas que fizeram publicações acusando presidente de uma instituição de atos de corrupção passiva devem excluí-las. O autor ingressou com a ação judicial contra os dois autores dos conteúdos, além de uma rede social e uma plataforma onde os conteúdos foram armazenados.

O requerente afirmou que as informações são inverídicas e ofensivas à sua honra e imagem, e que o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) já teria, inclusive, comprovado a ausência do autor na prática do ato do qual ele estava sendo acusado.

Ao examinar o caso, a magistrada afirmou que a liberdade de expressão é garantia constitucional do Estado Democrático de Direito, lícito àquele que demonstra sua insatisfação, desde que não exceda a forma de manifestação, devendo ser exercido com moderação e urbanidade de modo a não atingir a honra e a imagem de terceiros.

Sendo assim, o acesso à informação deve ser restringido somente em situações excepcionais, como quando uma matéria jornalística não possui um caráter informativo e contribui para a desinformação da população em geral, sobretudo daqueles que não possuem o hábito de conferir a veracidade da notícia veiculada. Diante disso, a juíza verificou que o intuito dos textos publicados ultrapassou os limites do dever de informação e, por isso, determinou que sejam excluídos.

Contudo, em relação à plataforma, foi entendido que esta funciona apenas como um provedor intermediário de pesquisa de conteúdo da internet, disponibilizando ferramentas que facilitem o acesso a partir dos parâmetros informados pelos usuários. Com isso, esses sistemas não incluem, não reproduzem e nem emitem juízo de valor sobre os temas reproduzidos nas páginas virtuais encontradas.

Já a rede social possui o dever de retirar de sua página conteúdos ofensivos ao ser comunicada pelo ofendido. Porém não foi comprovado nos autos que houve alguma notificação por parte do autor.

Com informações do  Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.