Procon-DF determina suspensão da venda das bebidas Del Valle Freshn pela Coca-Cola

Procon-DF determina suspensão da venda das bebidas Del Valle Freshn pela Coca-Cola | Juristas
Créditos: Group4 Studio | iStock

O Procon-DF determinou a suspensão da venda no DF das bebidas Del Valle Fresh, produzidas pela Coca-Cola, até que os rótulos do produto sejam alterados. Conforme a entidade, a publicidade das bebidas induz o consumidor ao erro, “ao fazê-lo acreditar se tratar de suco uma bebida que não possui concentração suficiente da fruta para ser caracterizada sequer como refresco ou refrigerante”. A informação é do UOL.

De acordo com o Procon-DF, todos os sabores de Del Valle Fresh contêm pouco mais de 1% de suco de fruta na composição, quantidade insuficiente para ser considerada suco, néctar ou refresco, visto que, a legislação brasileira classifica como suco apenas as bebidas feitas com no mínimo 50% de polpa da fruta. O néctar possui entre 10% e 50%, e o refresco, entre 5% e 30%.

Coca-Cola é absolvida de indenizar funcionário por acidente de trabalho
Créditos: Fotoatelie / Shutterstock, Inc.

Conforme a entidade os produtos não poderão ser fornecidos, distribuídos ou vendidos no DF até que os rótulos informem as características das bebidas, “para que os consumidores possam ter a percepção, sem qualquer artifício ou subterfúgio, que a linha Fresh se trata de ‘alimento’ e não suco, néctar ou refresco, como forma de poderem exercer direito de escolha”.

A Coca-Cola deve ainda realizar uma contrapropaganda divulgando a informação correta, quanto ao produto. Caso a medida seja desrespeitada, a empresa pode ser multada, e os produtos, apreendidos.

De acordo com o UOL, a Coca-Cola informou que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes, mas ponderou que o rótulo da linha Fresh da marca Del Valle já disponibiliza a quantidade de suco presente no produto.

Com informações do UOL


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

DEIXE UMA RESPOSTA