TJAP alerta população sobre golpe envolvendo precatórios

Data:

TJAP alerta população sobre golpe envolvendo precatórios | Juristas
Créditos: MangoStar_Studio | iStock

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) está alertando a população e autoridades sobre uma nova onda de golpes envolvendo precatórios no estado. O golpe, aplicado mais comumente por meio do WhatsApp, consiste em pedir que a pessoa que tenha processos de precatórios pendentes pague um boleto em nome de pessoa física para receber o valor.

Segundo o diretor da Secretaria Especial de Precatórios do TJ, João Guilherme da Costa, desde o final de abril, o órgão tem recebido ligações e visitas de credores relatando mensagens por WhatsApp. “Todo dia são pelo menos quatro ligações com pedidos de confirmação de veracidade dos contatos. E, infelizmente, já detectamos pelo menos duas pessoas que chegaram a pagar os golpistas e precisamos encaminhá-los para a Delegacia de Crimes Cibernéticos (no Aeroporto de Macapá) para que sejam tomadas as providências”, conta Costa.

Bancos sem mecanismo contra golpe do boleto pagarão multa de R$ 50 mil por dia
Créditos: Antonio Guillem | iStock

Nas mensagens, os golpistas usam indevidamente e sem qualquer autorização a identificação do Tribunal de Justiça, além de dados pessoais e do processo da vítima, “Os golpistas se passam por servidores e até usam meu nome, como diretor da secretaria, e exigem pagamentos e depósitos antecipados”, explica João Guilherme da Costa. “Queremos reforçar esse alerta para evitar que novas vítimas caiam no golpe.”

idoso
Créditos: fizkes | iStock

A Secretaria de Precatórios do TJAP garante que a Justiça não encaminha nenhum tipo de solicitação de pagamento para a conclusão de processo envolvendo precatório e ainda recomenda que qualquer um que receba estes pedidos suspeitos deve desobedecer e denunciar. “Se o cidadão receber esse tipo de abordagem, esteja certo: é golpe”, afirma Costa.

Com informações do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.