Ex-padre acusado de abusar de menores durante o sacerdócio é condenado a 21 anos de prisão

padre amaro
Créditos: Gregorydean | iStock

A Justiça de São Paulo condenou a 21 anos de prisão, em regime fechado, o ex-padre Pedro Leandro Ricardo por abusar de coroinhas. Os crimes sexuais, conforme a denúncia do Ministério Público, teriam sido cometidos contra duas vítimas menores enquanto exercia o sacerdócio. A decisão foi do juiz Rafael Pavan de Moraes Filgueira, da Vara Criminal de Araras (SP).

Leandro foi acusado denunciado por atentado violento ao pudor mediante violência grave ou ameaça, com o agravante de os atos terem sido contínuos. Embora na denúncia pelo ele seja acusado de abusar sexualmente de quatro coroinhas, a justiça o considerou culpado apenas dois casos ocorridos em 2002 e 2005.

Ex-padre acusado de abusar de menores durante o sacerdócio é condenado a 21 anos de prisão | Juristas
Créditos: Prazis/Shutterstock.com

Para a justiça, o religioso ‘valia-se de sua posição sacerdotal, de sua boa reputação à época e da força religiosa, para perpetrar os abusos relatados nos autos’.

Os ataques ocorriam dentro da igreja, na casa paroquial ou em incursões religiosas. O cerco ao padre iniciou-se em movimento da própria comunidade. As denúncias contra Ricardo chegaram ao Vaticano, e ele foi imediatamente afastado das funções de padre e de reitor da Basílica de Santo Antônio de Pádua e está impedido de celebrar missas até a conclusão da investigação. Em março deste ano, o religioso foi demitido pelo Papa Francisco.

Usucapião
Créditos: IndypendenZ / iStock

A pena teve a majoração reprimenda, em 1/6, e, na terceira fase, o juiz considerou que Leandro perpetrou as condutas delitivas utilizando-se da autoridade religiosa que exercia na comunidade em que atuava, fazendo com que todos o obedecessem e respeitassem. “Portanto, de acordo com o art. 226, inc. II, do Código Penal, a pena deve ser aumentada em 1/2”, diz a sentença.

O ex-padre poderá recorrer em liberdade.

Com informações de O Globo e Veja.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

DEIXE UMA RESPOSTA