Lei que altera Estatuto da Advocacia publicada foi na sexta-feira (3) com vetos de Bolsonaro

Lei que altera Estatuto da Advocacia publicada foi na sexta-feira (3) com vetos de Bolsonaro | Juristas
Autor-Celsopupo
Jair Bolsonaro – Rio de Janeiro, Brazil – may 06, 2019:

Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (3) a sanção pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, da Lei 14.365, de 2022, que faz uma série de mudanças no Estatuto da Advocacia e nos códigos de processos Penal e Civil.

A norma sancionada com 12 vetos, altera as Leis nº 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Advocacia), e 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), e o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), para incluir disposições sobre a atividade privativa de advogado, a fiscalização, a competência, as prerrogativas, as sociedades de advogados, o advogado associado, os honorários advocatícios, os limites de impedimentos ao exercício da advocacia e a suspensão de prazo no processo penal.

oab
Créditos: psisa | iStock

A lei deixa claro que são atividade próprias de advogadas e advogados a atuação em processo administrativo e legislativo e na produção de normas. Conforme a nova norma, consultoria e assessoria jurídicas podem ser exercidas de modo verbal ou por escrito, independente de outorga de mandato ou de formalização por contrato de honorários.

A norma veda a delação premiada contra clientes, estabelece a competência exclusiva da OAB para fiscalizar o exercício profissional e o recebimento de honorários e regulamenta a figura do advogado associado, assegurando a autonomia contratual interna dos escritórios de advocacia. A lei prevê férias aos profissionais que atuam na área penal, suspendendo os prazos processuais penais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

Lei que altera Estatuto da Advocacia publicada foi na sexta-feira (3) com vetos de Bolsonaro | Juristas
Business people handshake, sitting at the table.

Entre os vetos aplicados pelo presidente estão o veto à nova modalidade de busca e apreensão em escritórios, novas hipóteses de sustentação oral, tributação dos escritórios de advocacia e estrutura da OAB.

Confira a íntegra da lei aqui.

Com informações do Portal da Imprensa Nacional.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

DEIXE UMA RESPOSTA