Trabalhadores da Apple em Maryland, nos EUA decidem pela criação de sindicato

Data:

Trabalhadores da Apple em Maryland, nos EUA decidem pela criação de sindicato | Juristas
Créditos: ViewApart / iStock.com

Os trabalhadores de uma loja da Apple em Towson, Maryland, votaram a favor da formação de um sindicato, o primeiro da gigante da tecnologia, que até agora tentou desencorajar as tentativas de sindicalização.

Um grupo de funcionários chamado AppleCORE (Coalition of Apple Retail Employees) fez campanha pela sindicalização. Eles exigem que os empregados possam ter decisão ativa nos salários, horas e medidas de segurança. Eles esperam avançar em demandas por maiores salários, benefícios melhores e ganho de poder para negociar com os empregadores sobre medidas de segurança contra a covid-19.

Ao menos outras duas lojas da gigante de tecnologia nos Estados Unidos, uma em Nova York e outra em Atlanta, estão tentando o que Towson conseguiu.

Em declínio há várias décadas, os sindicatos conquistaram várias vitórias simbólicas nos Estados Unidos nos últimos meses, começando com o apoio explícito de Joe Biden. O movimento para sindicalizar nos Estados Unidos tem se tornado mais forte em grandes marcas além da Apple, como Amazon e Starbucks.

No entanto, funcionários dessas empresas reportaram à mídia norte-americana que sofrem pressões dos chefes para não aderir à sindicalização. Alguns contaram que ouviram sermões sobre as "armadilhas" desse tipo de organização e que sindicalizar traria piora nos benefícios trabalhistas.

Com informações do UOL e The Washington Post.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.