TSE faz balanço de ações desenvolvidas para combater desinformação e fake news

ministro edson fachinO presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, na abertura da sessão desta quinta-feira (30), fez um balanço das ações desenvolvidas para combater os efeitos nocivos da desinformação/fake news e apontou a celebração de 151 parcerias, além da criação de uma frente nacional contra a desinformação.

Segundo Fachin, os resultados obtidos nos últimos meses no enfrentamento à propagação de notícias falsas revelam os esforços conjuntos com diversas instituições e atores sociais comprometidos com a promoção da democracia.

“Como é de conhecimento, temos trabalhado, incessantemente, para cumprir a nossa missão constitucional de garantir a democracia, assegurando a todas as cidadãs e cidadãos o acesso a informações de qualidade”, lembrou o ministro.

No pronunciamento, Fachin destacou seis ações:

eleições
Créditos: Olivier Le Moal | iStock

- Celebração de 151 parcerias, entre instituições de checagem, plataformas digitais, partidos políticos, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e associações de mídia. Dessas parcerias, 79 foram estabelecidas nos últimos quatro meses.

- Criação da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (FRENTE), formada, atualmente, por 2.024 servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral engajados na execução de ações contra a disseminação de desinformação.

- Lançamento do “Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral” e do “Manual de Enfrentamento à Desinformação e Defesa Reputacional da Justiça Eleitoral”, ambos disponíveis no Portal do TSE, na internet.

TSE
TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Autor BrendaRochaBlossom _Depositphotos_477863100_S

- Lançamento do “Sistema de Alertas de Desinformação contra as Eleições” para o recebimento e encaminhamento de conteúdos desinformativos sobre o processo eleitoral para as plataformas digitais.

- Publicação semanal do informativo “Pause!!” com informações e conteúdos relacionados à desinformação.

- Realização de capacitação oferecida pelas plataformas digitais para os 29 partidos políticos parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação; e também para os servidores da Justiça Eleitoral, totalizando 27 sessões de treinamento.

Fachin frisou que essas são algumas, entre tantas outras ações, que vêm sendo desenvolvidas para a promoção de um debate público saudável e para a construção de um ambiente informacional de qualidade.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

DEIXE UMA RESPOSTA