Lei da UE que combate lavagem de dinheiro pode atingir plataformas NFT

Data:

Lei da UE que combate lavagem de dinheiro pode atingir plataformas NFT | Juristas
Autor: FellowNeko NFT - Innovation technology and crypto art, NFT token logo on the screen, mobile phone in hand, cryptographic and cryptocurrency concept, dollars on the background photo

A União Europeia (UE) vem avançando para regular o setor de criptomoedas. O seu objetivo é combater a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo. As plataformas de negociação de tokens não fungíveis (NFTs) devem estar sujeitas às leis de combate à lavagem de dinheiro da União Europeia, disseram membros do Parlamento Europeu em propostas de emendas à legislação publicadas na segunda-feira (4).

A proposta sobre os NFTs foi apresentada por quatro membros da UE. Dois deles são do Partido Verde e os outros dois são representantes socialistas. Eles querem que a UE amplie a cobertura da legislação para as empresas que negociam os NFTs.

Na semana passada, o bloco concordou provisoriamente com novas leis para licenciar empresas de criptomoedas, conhecidas como Markets in Crypto Assets Regulation (MiCA), e impor verificações de identidade nas transações. Mas a Comissão Europeia fez questão de deixar procedimentos detalhados de lavagem de dinheiro para uma revisão mais ampla que também abrange setores como o bancário.

Uma emenda a essas leis de lavagem proposta por Ernest Urtasun e Kira Marie Peter-Hansen, do Partido Verde Europeu, ao lado dos socialistas Aurore Lalucq e Csaba Molnár, busca tornar as plataformas NFT “entidades obrigadas” sob a lei de lavagem de dinheiro da UE, de acordo com o documento datado de 22 de junho. Faz parte do grupo qualquer pessoa que atue como intermediário para importar, cunhar ou negociar os ativos que representam comprovante de propriedade de obras de arte ou colecionáveis.

corretora
Créditos: Cosinart | iStock

Em outras palavras, empresas como a OpenSea poderiam ter que avaliar o risco de financiamento ilícito através de seus sistemas e verificar a identidade de novos clientes e transações suspeitas, assim como é feito por outras entidades como bancos, agentes imobiliários, comerciantes de arte e outros provedores de serviços cripto.

Outras emendas de Urtasun, Peter-Hansen, Lalucq e o legislador holandês Paul Tang também estão buscando usar a lei para impor verificações de lavagem a organizações autônomas descentralizadas (DAOs) e carteiras de custódia própria, que não são gerenciadas por nenhum provedor de criptomoedas regulamentado.

Uma tentativa de fazê-lo via MiCA e um conjunto paralelo de regras – conhecido como regulamento de Transferência de Fundos – foi amplamente abandonada por conta da oposição dos governos membros da UE.

Lei da UE que combate lavagem de dinheiro pode atingir plataformas NFT | Juristas
União Europeia
Autor koya979 _Depositphotos_9978737_S

Outra mudança proposta por Gunnar Beck, do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha, busca proteger as criptomoedas dos efeitos da lei, dizendo que elas “tornam possível que as pessoas diversifiquem seu portfólio e se protejam dos riscos de uma inflação do euro induzida [pelo Banco Central Europeu].”

A UE está buscando revisar sua estrutura de lavagem de dinheiro, inclusive por meio da criação de uma nova agência para controlar os credores, após uma série de escândalos no setor financeiro convencional que envolveram empresas como o Danske Bank, da Dinamarca, e o Pilatus Bank, de Malta.

Com informações do Infomoney.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.