TJSP mantém júri que condenou motorista por homicídio de 6 pessoas em “racha”

Cabe ao município estabelecer requisito autorizador da exploração do serviço de táxi
Créditos: Vera Petrunina / Shutterstock.com

Em decisão unânime, a 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu pela manutenção de júri realizado em Mogi das Cruzes que condenou motorista pelo homicídio de seis pessoas e tentativa de homicídio contra outras oito. A pena foi fixada em 37 anos e quatro meses de reclusão, no regime fechado, e, por omissão de socorro, três anos e quatro meses de detenção, no regime semiaberto. O homem também teve a habilitação para dirigir suspensa pelo mesmo prazo da condenação.

O acusado, conforme os autos (0005054-14.2013.8.26.0091), participava de um “racha” quando um dos carros envolvidos perdeu o controle e capotou, atingindo pessoas que estavam no local. A colisão causou a morte de seis pessoas e lesões corporais em mais oito indivíduos. Após os fatos, o réu foi embora sem prestar qualquer socorro, com o objetivo de fugir à responsabilidade penal por seus atos.

acidente de carro sem vítima
Créditos: Kadmy | iStock

Para o relator do recurso, desembargador André Carvalho e Silva de Almeida, o resultado do julgamento está embasado “em elementos suficientes para a decisão tomada em plenário, o que leva à conclusão de que foi justa a sentença condenatória tal qual tomada pelos juízes leigos, inclusive no que se refere às qualificadoras do motivo fútil, com emprego de meio que possa resultar perigo comum (‘racha’), e com recurso que dificultou a defesa das vítimas”.

Close-up Of Gavel And Justice Scale
Crédito:AndreyPopov/istock.

O magistrado avaliou que foi corretamente reconhecido o concurso material entre todos os crimes praticados, “isso porque eles foram cometidos com ações e desígnios autônomos entre si”.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

DEIXE UMA RESPOSTA