Redução de impostos federais será o desafio para ano eleitoral

Data:

Redução de impostos federais será o desafio para ano eleitoral | Juristas
Milena Romero Rossin Garrido, advogada tributarista e sócia da Guarnera Advogados

O aumento da inflação, que motiva a alta dos preços de uma maneira geral, tem sido um dos pontos de alerta do Governo Federal. Considerando 2022 ser ano eleitoral, esta não é, de fato, uma boa notícia, já que o eleitor acompanha em seu dia a dia a alta de preços dos mais variados itens de seu dia a dia, como alimentação, vestuário e eletrodomésticos.

Além disso, é sabido que o empresário brasileiro, sócio de médias e pequenas empresas, que somam a maioria das sociedades do País, tem entre seus grandes desafios compreender a complexa carga tributária incidente nos mais variados tipos de atividades, além de arcar com inúmeros impostos e taxas que muitas vezes inviabilizam a continuidade dos negócios.

Acredito que podemos contextualizar um pouco sobre os impactos que a complexa carga tributária brasileira traz para as empresas, dessa forma justificamos o parágrafo abaixo com as medidas de redução.

Nesse sentido, medidas têm sido tomadas pelo governo federal, com o intuito de barrar o aumento de preço de alguns produtos essenciais, além de outras medidas que objetivam a manutenção do consumo de itens como automóveis e da chamada linha branca (refrigeradores, máquinas de lavar roupa, secadoras, etc).

Nesse caminho, em fevereiro/22, o governo federal editou um Decreto que reduziu as alíquotas do IPI - Imposto sobre produtos industrializados, em até 25%.

Alegando ter como objetivo estimular a economia afetada pela pandemia causada pelo coronavírus, no mês de maio, houve nova redução do IPI, que atingiu 35% em alguns produtos, tais como aparelhos de televisão, armas, brinquedos, calçados, moveis e tecidos.

Ainda em maio, o governo federal anunciou novas medidas de redução de impostos, instituindo a redução de 10% do Imposto de Importação sobre mais de 6.000 itens, tais como feijão, carne, massas, materiais de construção e outros. Esses itens já haviam tido uma redução em novembro/2021, assim, com a nova medida, muitos produtos tiveram a alíquota reduzida em até 20%.

Seguindo esse cenário de redução de impostos e taxas, em 25 de março deste ano foi reduzida a alíquota do AFRMM – Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante, taxa que incide sobre o valor do frete cobrado no transporte aquaviário.

A alíquota do AFRMM, que antes era de 25%, passou a ser de 8%, tanto para navegação de longo curso, quanto para navegação de cabotagem e fluvial.

Acho que pode complementar um pouco sobre os impactos que essas medidas poderiam ter e de que forma o ano eleitoral pode ser um empecilho para isso. Conseguimos elencar alguns exemplos de eleições anteriores?

Segundo o governo federal, essas são medidas que buscam amenizar os efeitos causados pela pandemia do coronavírus e da guerra na Ucrânia na economia brasileira.

O Ministério da Economia avalia que no longo prazo a redução de impostos indicada terá impacto acumulado de cerca de R$ 530 bilhões de incremento do PIB, além do aumento do número de importações e exportações e redução do preço final ao consumidor.

O que nos resta é verificar se tais medidas trarão uma redução real de preço, tanto para a cadeia produtiva na aquisição de matéria prima, como para o consumidor final, ou se estamos diante de uma medida que busca aprovação em ano eleitoral. Esperamos que seja a primeira opção.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.imposto

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Conseguir um Visto de Procura de Trabalho em Portugal: Guia Completo para 2024

O visto de procura de trabalho em Portugal oferece uma janela de oportunidades para aqueles que desejam explorar o mercado de trabalho português antes de tomar a decisão de se mudar de forma definitiva.

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania: