Novo RG ou Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitido

Novo RG ou Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitido | Juristas
Créditos: fundamentaldesigns/Shutterstock.com

Como anunciado em fevereiro de 2022, começou a ser emitido, nesta terça-feira (26), o novo RG único. Usando a nomenclatura de Carteira de Identidade Nacional (CIN), ele terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos. Para quem já passou dessa idade, o RG padrão continuará sendo válido por tempo indeterminado.

O primeiro estado a emitir o chamado "novo RG" é o Rio Grande do Sul. Em seguida, devem disponibilizar o documento os estados de Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Ainda não há previsão de emissão nos demais estados.

Manipule facilmente seus documentos para PDFCom a nova documentação, a numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive offline. Ou seja, apenas o CPF será considerado.

Atualmente, as pessoas retiram a carteira de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, em caso de perda e solicitação em outro estado, por exemplo, a numeração vem diferente. Na prática, atualmente é possível ter 27 números de RG no Brasil.

padrão
Créditos: Dmark | iStock

A nova versão também vai servir como uma identificação para viagens. Isso porque, o documento tem um código padrão internacional chamado MRZ, aquele usado em passaportes. Por outro lado, apenas países dentro do Mercosul vão aceitá-lo inicialmente, pois o Brasil não tem os mesmos acordos com outras regiões. Nesse caso, o passaporte comum ainda será o principal comprovante.

O governo federal informou que as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do DF serão responsáveis pela disponibilização do novo RG. O prazo para que os institutos de identificação se adequem à nova norma é até 3 de março de 2023.

Com informações do G1


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

DEIXE UMA RESPOSTA