Ministério Público pede a falência da Pan, famosa pelos 'cigarros' de chocolate

Créditos: Creative-Touch | iStock

O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça que decrete a falência da empresa Pan (Produtos Alimentícios Nacionais), que ficou famosa no país no século passado pela produção de cigarrinhos de chocolate, para que crianças imitassem o hábito de fumar dos adultos, na época considerado socialmente elegante. Em 2021, em decorrência da pandemia do coronavírus, sem conseguir pagar dívidas estimadas em cerca de R$ 209 milhões e com receio de falir, a Pan entrou com pedido de recuperação judicial.

O promotor Júlio Sérgio Abbud, no entanto, considera que a empresa, em razão da sua grande dívida tributária, não tem condições de manter suas atividades e pediu a decretação da falência. "A empresa é contumaz devedora do Fisco e se mostra desidiosa (negligente) no pagamento dos débitos fiscais existentes", afirmou à Justiça.

Créditos: ktsimage | iStock

A Pan declarou que o termo é "pejorativo" e "que sua inadimplência não é motivada por dolo", e que ocorreu em "razão de dificuldades econômicas severas, que foram agravadas pela pandemia do coronavírus". A empresa cita que foi obrigada a paralisar suas atividades em 2020, um mês antes da Páscoa. "O que seria a melhor época do ano para o setor virou um pesadelo para o ramo chocolateiro", afirmou à Justiça.

A empresa alegou que tem procurado regularizar seus débitos tributários e sobre a manifestação da promotoria, declarou que "incrédulos insistem nas tentativas de convencer o juízo da inviabilidade da empresa".

Créditos: nito/Shutterstock.com

De acordo com Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, os débitos da Pan continuam em aberto e "sem busca concreta de equacionamento", já a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional afirmou que os acordos de renegociação da Pan foram desfeitos, pois a empresa não pagou as parcelas acertadas.

O pedido de falência ainda não foi analisado pela Justiça. O juiz Marcello Perino prorrogou o período de suspensão dos processos de cobrança, estabelecendo novo prazo para que a Pan apresente um plano de pagamento aos credores.

Cigarros de chocolate?!

Chocolate splash Autor sserg_dibrova _Depositphotos_8623301_S

Fundada em 1935 em São Caetano do Sul (SP), a Pan criou os cigarrinhos de chocolate, com uma caixa que lembrava um maço de cigarros e tinha a fotografia de um garoto segurando o doce como se estivesse fumando. Na década de 90, o Ministério da Saúde proibiu que se continuasse a utilizar imagens de crianças na embalagem. A empresa mudou o nome do produto para "Rolinhos de Chocolate" e o garoto da embalagem passou a fazer o sinal de positivo.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Postagens recentes

O acesso a sistemas de informações sigilosas e a Dignidade da Pessoa Humana

Com o advento da crescente informatização, sistemas integrados de informação são ferramentas públicas de grande valia, sobretudo no âmbito da… Veja Mais

15 horas atrás

Como Conseguir um Visto de Procura de Trabalho em Portugal: Guia Completo para 2024

O visto de procura de trabalho em Portugal oferece uma janela de oportunidades para aqueles que desejam explorar o mercado… Veja Mais

7 dias atrás

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden Visa), também conhecido como Autorização de Residência para Atividade de… Veja Mais

7 dias atrás

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura… Veja Mais

7 dias atrás

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o… Veja Mais

1 semana atrás

Modelo - Defesa de Trânsito - Estacionar o Veículo - Artigo 181 CTB

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO DE (cidade - UF)   Auto de Infração de Trânsito (AIT) nº… Veja Mais

1 semana atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Na dissolução de união estável, é possível partilha de direitos sobre...

0
Nos casos de dissolução de união estável, a partilha de bens do casal pode incluir edificação em terreno de terceiros. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) expressou esse entendimento ao analisar recurso que discutia os direitos de uma mulher sobre imóvel construído pelo casal em terreno dos pais do seu ex-companheiro.