Dumping Social no Direito do Trabalho

Da Precarização das Relações de Emprego

Número de ISBN 978853626962-7
Total de página 256
Ano de publicação 2017
Peso 317 Gramas
Em estoque
Autor Lincoln Zub Dutra
Price R$ 89.90

O objeto central da presente obra é, primeiramente, compreender o fenômeno do dumping social e de que forma este age na condição de elemento violador de direitos fundamentais do trabalhador. Para tanto, será necessária a análise histórica de origem da teoria do dumping, dentre elas a sua influência no meio econômico, para, posteriormente, buscar sua influência no âmbito do Direito do Trabalho, em especial em relação aos direitos fundamentais, contribuindo, assim, para precarização das relações de emprego.

Também objeto do presente estudo, o capitalismo será analisado como fator propulsor de mudanças ao longo da história, permitindo não apenas a evolução da sociedade e a própria valorização do trabalho, mas também como detentor dos próprios detentores do poder, pois foi o capitalismo que permitiu a entrada de novos pensamentos e inovações, juntamente com o lado negativo de uma abertura à exploração do trabalhador. Dessa forma, também se fará necessário entender as dimensões objetiva e subjetiva dos direitos fundamentais, uma vez que, com o advento das constituições garantidoras de direitos no período pós-guerra, foi preciso não só proclamá-las por meio de sua positivação na dimensão subjetiva, mas também torná-la eficaz por meio de sua aplicação na dimensão objetiva no plano dos fatos.

Entender essas dimensões fará com que se vislumbre o dano causado pelo dumping social, na ordem financeira e social por meio dos vários efeitos que a supressão de garantias causa no desenvolvimento do trabalhador como ser social e agente de mudança, bem como entender qual o papel da empresa nesse mesmo cenário. Desse modo, há de se refletir se a subsunção do trabalho vivo, ante a incansável busca por riquezas dentro de uma sociedade capitalista, respeita ou não os limites esboçados pelo poder constituinte quando da promulgação da Constituição de 1988.

Nessa toada, o necessário resgate da nossa capacidade de indignação frente ao capitalismo se demonstra de suma importância, haja vista que a proteção aos direitos fundamentais preconizados pela Constituição, em especial os relacionados ao trabalho, necessitam ser observados e tutelados pelo Estado Democrático de Direito. Assim, buscar-se-á, por fim, vislumbrar a indenização por dumping social como instrumento meio para concretização dos direitos fundamentais propugnados pelo poder constituinte tanto quanto para proteção contra a precarização das relações de emprego.

Categorias