Entendendo o Direito Ambiental

Homepage Fóruns Direito Ambiental Entendendo o Direito Ambiental

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #95275
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    Segundo a Constituição Federal

    “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

    #95276
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    O direito ambiental não visa preservação cega e burra, ela visa compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, gerando também um desenvolvimento social.

    #95277
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    O princípio da prevenção norteia toda a nossa matéria e seu entendimento é muito simples. A recuperação, se possível, de um dano ambiental é extremamente longa, com raras exceções. O ideal todo de uma política nacional do meio ambiente é evitar o dano. Toda a legislação ambiental brasileira se monta nisso: evitar o dano e não depois tentar remediá-lo, consertá-lo ou puni-lo. Quer-se evitar o dano ambiental, daí porque o princípio da prevenção, que vai orientar toda a matéria ambiental, especialmente a matéria de licenças ambientais. O licenciamento ambiental é totalmente peculiar, é abraçado por regras próprias do direito ambiental.

     

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.