O que é VPN (Virtual Private Network)?

Homepage Fóruns Tecnologia - Legal Techs - Law Techs O que é VPN (Virtual Private Network)?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #150462

    VPN (Virtual Private Network) – O que é isso?

    [attachment file=150464]

    Uma rede privada virtual (VPN) é um serviço de segurança da Internet que permite aos usuários acessar a Rede Mundial de Computadores como se estivessem conectados a uma rede privada.

    A VPN tem como função criptografar as comunicações na Internet, além de fornecer um alto grau de anonimato.

    Alguns dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas usam VPNs são para se proteger contra invasões no Wi-Fi público, contornar a censura na Internet ou conectar-se à rede interna de uma empresa para fins de trabalho remoto.

    [attachment file=150463]

    Como funciona uma VPN?

    Normalmente, a maior parte do tráfego da Internet não é criptografada e é muito pública. Quando um usuário cria uma conexão com a Internet, como visitar um site por meio de um navegador, o dispositivo do usuário se conectará ao seu provedor de serviços de Internet e, em seguida, o ISP (Internet Service Provider) se conectará à Rede Mundial de Internet para localizar o servidor Web apropriado para se comunicar com o site solicitado.

    As informações sobre o usuário são expostas em todas as etapas da solicitação do website. Como o endereço IP (Internet Protocol) do usuário é exposto durante todo o processo, o ISP e qualquer outro intermediário podem manter os registros dos hábitos de navegação do internauta.

    Além disso, os dados que fluem entre o dispositivo do usuário e o servidor da web não são criptografados, o que cria oportunidades para que os agentes maliciosos espionem os seus dados ou cometam ataques ao usuário, como um ataque man-in-the-middle.

    VPN - Virtual Private Network
    Créditos: Natali_Mis / iStock

    Por outro lado, um usuário que se conecta à Internet usando um serviço de VPN tem um nível mais alto de segurança e privacidade.

    Uma conexão VPN envolve as seguintes 4 etapas:

    • O cliente da VPN se conecta ao ISP usando uma conexão criptografada.
    • O ISP conecta o cliente da VPN ao servidor VPN, mantendo a conexão criptografada.
    • O servidor VPN descriptografa os dados do dispositivo do usuário e, em seguida, se conecta à Internet para acessar o servidor Web em uma comunicação não criptografada.
    • O servidor VPN cria uma conexão criptografada com o cliente, conhecida como “túnel VPN”.

    O túnel VPN entre o cliente da VPN e o servidor VPN passa pelo ISP, mas como todos os dados são criptografados, o ISP não pode ver a atividade do usuário. As comunicações do servidor VPN com a Internet não são criptografadas, mas os servidores web registram apenas o endereço IP do servidor VPN, o que não fornece informações sobre o usuário.

    • O usuário do VPN precisa instalar o software do VPN contratado no seu dispositivo que acessa a Internet.

    Uma VPN é apenas para pessoas com algo a esconder?

    Tal como acontece com outros serviços de privacidade da Internet, as VPNs são por vezes categorizadas como ferramentas para atividades ilegais ou subversivas. A verdade é que existem vários motivos válidos e legítimos para usar uma VPN. Aqui estão alguns dos mais comuns:

    Proteção contra Wi-Fi público:

    Os usuários que acessam redes WiFi públicas sem uma VPN estão se colocando em risco. Seu tráfego na Internet não é criptografado e outros usuários na mesma rede podem monitorar suas atividades usando ferramentas de fácil acesso.

    Essa é uma maneira comum de invasores roubarem credenciais de login e outras informações confidenciais. Se um usuário estiver conectado por meio de uma VPN, um invasor de espionagem só poderá ver dados criptografados, que não revelarão informações confidenciais.

    Trabalho remoto:

    Muitas empresas permitem que seus funcionários trabalhem remotamente usando uma VPN. Isso pode permitir que o funcionário remoto tenha acesso à rede interna da empresa, além de fornecer criptografia para proteger a empresa contra invasores ou espionagem.

    Liberdade de censura em estados opressivos:

    Em algumas partes do mundo, é proibido expressar ou mesmo ler pontos de vista que são críticos do governo. Muitos desses estados também fornecem aos cidadãos uma versão reprimida da Internet que bloqueia quantidades significativas de domínios.

    As pessoas que acessam a Internet nesses estados podem usar uma VPN para acessar o conteúdo que seu estado deseja bloquear, além de falar livremente online, já que a criptografia VPN protege sua atividade da vigilância do Estado.

    Anonimato da localização:

    Alguns serviços da Web restringirão ou filtrarão o conteúdo com base na localização do usuário. Uma VPN pode ser usada para anonimizar a localização de um usuário e contornar essas restrições.

    O direito à privacidade on-line:

    Os ISPs são conhecidos por vender os dados privados de seus usos. Da mesma forma, alguns sites venderão informações sobre seus visitantes. A privacidade oferecida pelos serviços VPN permite que os consumidores optem por não ter seus dados coletados.

    Quais são as desvantagens de uma VPN?

    Um serviço de VPN não garante um nível maior de segurança; os usuários só podem se sentir seguros com uma VPN se confiarem no provedor de VPN. Um provedor de VPN desonesto pode vender informações de seus usuários ou deixá-los abertos a ataques.

    É importante notar também que a maioria dos serviços VPN tem um custo mensal recorrente. Alguns usuários de VPN também podem ter problemas com o desempenho.

    Como uma VPN afeta o desempenho?

    Alguns usuários experimentarão degradação de desempenho de uma VPN, e isso depende muito de qual serviço de VPN eles estão usando. Nem todas as VPNs são criadas iguais e, se um serviço VPN não tiver a capacidade do servidor para lidar com a carga criada por seus usuários, esses usuários terão uma lentidão em sua conexão com a Internet.

    Além disso, se uma VPN estiver localizada a uma grande distância do usuário e do servidor da Web que está tentando acessar, o tempo de viagem resultante poderá gerar latência.

    Por exemplo, se um usuário em São Francisco estiver acessando um site cujos servidores também estejam em São Francisco, mas o serviço VPN desse usuário estiver localizado em Tóquio, a solicitação do usuário terá que viajar para o outro lado do mundo e voltar antes de se conectar a um servidor apenas alguns quilômetros de distância. Isso às vezes é chamado de efeito de trombone. (Com informações da Cloud Flare)

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.