Português

Homepage Fóruns Concursos Públicos Português

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #95469
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    SUBSTANTIVO

    É a palavra que nomeia os seres. O conceito de seres deve incluir os nomes de pessoas, de lugares, de instituições, de grupos, de indivíduos e entes de natureza espiritual ou mitológica: mulher, vegetação, sociedade, cavalo, sereia, Brasil.

    Além disso, devem incluir nomes de ações, estados, qualidades, sensações, sentimentos: acontecimento, honestidade, amor, correria, miséria, liberdade, cidadania e etc.

    #95470
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS

    Os substantivos que dão nome a seres de existência independente, reais ou imaginários, são chamados concretos. São exemplos de substantivos concretos: armário, cidade, formiga, sereia, abacateiro, Deus, homem.

    Note que são considerados concretos os substantivos que nomeiam divindades ou seres fantásticos, pois, existentes ou não, são tomadas sempre como seres dotados de vida própria.

    Os substantivos que dão nome a estados, qualidades, sentimentos ou ação são chamados abstratos. São exemplos de substantivos abstratos: tristeza, amor, maturidade, clareza, atenção, ética.

    Em todos os casos, nomeiam-se conceitos cuja existência depende sempre de um ser para manifestar-se: é necessário algum ser ou estar triste para a tristeza manifesta-se; é necessário alguém beijar ou abraçar para que ocorra de um beijo ou um abraço.

     

    #95471
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    SUBSTANTIVOS COMUNS E PRÓPRIOS

    Os substantivos que designam todo e qualquer indivíduo de uma espécie de seres são chamados comuns. E o caso de substantivos como : homem, montanha, professor, mulher, planeta, rio, animal.  Aqueles que designam um indivíduo particular de uma denominada espécie são chamados próprios: José, Coimbra, Angola, Ana, Marta.

    #95472
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    SUBSTANTIVOS COLETIVOS

    Há um tipo de substantivo comum que nomeia conjuntos de seres de uma mesma espécie: é o chamado substantivo coletivo. Colocamos a seguir uma relação dos principais coletivos da língua portuguesa; lendo-a atentamente, você vai perceber que muitos deles são de uso bastante comum e facilitam a construção de frases mais concisas e precisas.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.