Ordem judicial impede bares de venderem bebidas alcoólicas a deficiente intelectual

Data:

Ordem judicial impede bares de venderem bebidas alcoólicas a deficiente intelectual
Créditos: sergign / Shutterstock.com

O juiz Matheus Milhomem de Sousa, titular do 1º Juizado Especial Criminal de Anápolis, determinou que bares e restaurantes de Ouro Verde, cidade que é distrito judiciário da comarca, se abstenham de vender bebida alcoólica a um homem que sofre de transtornos mentais e esquizofrenia, denunciado por importunação ofensiva ao pudor. A decisão solicita, também, à Polícia Civil para que localize e prenda traficantes que vendam drogas ao réu.

Todos os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas do município de 4 mil habitantes deverão ser notificados, discretamente, com o nome e o atestado médico com respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID). Proprietários ou vendedores que descumpram a determinação estão sujeitos a prisão e multa.

A decisão se embasa no artigo 63 da Lei das Contravenções Penais. O juiz Matheus Milhomem de Sousa sugeriu, inclusive, à Câmara dos Vereadores e Prefeitura que criem projetos de lei nesse sentido, para fiscalizar e impedir que pessoas que sofram de transtornos mentais tenham acesso a substâncias entorpecentes.

Segundo a mãe do réu, ele sofre de transtornos desde criança, o que foi agravado quando atingiu a adolescência, época na qual começou a fazer uso de drogas e álcool. O magistrado pediu, ainda, que acusado e família fossem encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial para acompanhamento.

No processo criminal em questão, o acusado negou autoria e foi absolvido por falta de provas. Como a suposta vítima e as testemunhas de acusação não foram localizadas, o juiz entendeu faltar substrato probatório suficiente e, acatando pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), julgou improcedente o pedido da denúncia. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Fonte: Tribunal de Justiça de Goiás

Wilson Roberto
Wilson Robertohttp://www.wilsonroberto.com.br
Advogado militante, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, professor, palestrante, empresário, Bacharel em Direito pelo Unipê, especialista e mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Atualmente é doutorando em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Autor de livros e artigos.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT condena homem por furto de celular em troca de serviços sexuais

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, a decisão que condenou um homem a um mês de detenção pelo furto de um aparelho celular de outro homem para o qual teria prestado serviços sexuais.

Justiça condena pastor por estupro de vulnerável em Bauru

A 2ª Vara Criminal de Bauru proferiu uma decisão condenando um pastor evangélico pelo crime de estupro de vulnerável, praticado contra uma adolescente menor de 14 anos. A pena estabelecida foi de 20 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Compensação entre gratificação de função e horas extras é válida, entende 3ª Turma do TST

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) validou uma norma coletiva que previa a compensação do valor recebido por um bancário a título de gratificação de função com horas extras reconhecidas em ação trabalhista. Segundo o colegiado, a gratificação tem natureza salarial, e eventual ajuste sobre a parcela é possível, desde que feito por meio de convenção ou acordo coletivo, como no caso em questão.

TST determina desocupação de casa cedida a vaqueiro durante contrato de trabalho

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) acolheu o recurso de um fazendeiro de Corinto (MG) e determinou a desocupação de um imóvel cedido a um vaqueiro em comodato durante o contrato de trabalho. A decisão considerou a previsão expressa no contrato de trabalho, estabelecendo que o imóvel seria devolvido ao fim do contrato ou em caso de afastamento previdenciário.