Dez escritórios jurídicos assessoraram 71% das transações brasileiras em 2016

Data:

Ranking de assessorias jurídicas do Transactional Track Record aponta os líderes em valores e número dentre as 1040 transações registradas no ano passado

Dez escritórios jurídicos assessoraram 71% das transações brasileiras em 2016 | Juristas
Créditos: Atstock Productions / Shutterstock.com

As especulações e incertezas que pairaram sobre o mercado de fusões e aquisições brasileiro em 2016 resultaram em números próximos aos de 2015. De acordo com dados do Transactional Track Record em parceria com a Merrill Corporation e LexisNexis, foram 1040 transações, 0,57% a menos que o ano anterior. Deste total, 427 revelaram valores que somam aproximadamente R$260 bilhões. Das 377 operações que divulgaram seus assessores, 71% contaram com a atuação dos 10 escritórios que compõem o Ranking TTR de Assessores Jurídicos.

A elite dos escritórios também se mostrou sólida, com poucas mudanças na variação de 12 meses. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados lidera ambos os rankings jurídicos de fusões e aquisições de 2016. Destaca-se com crescimento de 232% em valor total. Veirano Advogados deu um salto da décima para segunda colocação no ranking de valores com um expressivo aumento de 750%. O escritório Pinheiro Neto também se manteve entre os três primeiros colocados, ainda que tenha apresentado redução em ambos os rankings.

A soma das operações assessoradas pelos três primeiros colocados de ambos os rankings resulta em 142 transações, o equivalente a 14% total de transações do ano.

Tecnologia movimenta o mercado de M&A em 2016

O subsetor de tecnologia é pelo terceiro ano consecutivo o mais ativo. No ano de 2016 foram 202 transações que representam um aumento de 34% em relação ao ano anterior. O escritório Derraik & Menezes Advogados é destaque na assessoria deste tipo de transação, contabilizando 15 operações. Na sequência estão os subsetores Financeiros e Seguros e Internet, que tiveram um aumento de 30% e 1%, respectivamente, na comparação com 2015.

Transação do trimestre

A transação destaque do último trimestre de 2016 é da venda da Vonpar, Empresa fabricante e distribuidora de bebidas das marcas: Coca-Cola, Kaiser e Água Mineral Charrua, para a Spal Indústria Brasileira de Bebidas por R$3.5 milhões. A Vonpar contou com a assessoria jurídica da Tozzini Freire Advogados e a Spal com o escritório Pinheiro Neto Advogados.

Private Equity e Venture Capital

Os dados TTR apontam queda de 8% no total de 84 transações private equity registradas em 2016. Destas, 46 operações são domésticas e 38 cross-border. O valor revelado soma 15.047m, 9% inferior a 2015. Já o total de transações venture capital é de 154, um aumento de 8% em relação a 2015. O valor divulgado soma 1.624m, um aumento de 32%. Do total, 114 transações são domésticas e 40 são cross-border. Mais uma vez o setor de tecnologia é o que mais se destaca com 86 operações, um aumento de 83% em relação a 2015.

Fonte: Transactional Track Record via BrandPress

Wilson Roberto
Wilson Robertohttp://www.wilsonroberto.com.br
Advogado militante, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, professor, palestrante, empresário, Bacharel em Direito pelo Unipê, especialista e mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Atualmente é doutorando em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Autor de livros e artigos.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o mundo. Neste artigo, exploraremos os melhores destinos turísticos que Portugal tem a oferecer, cada um com suas características únicas e atrações imperdíveis.

O que é Europass?

O Europass é uma ferramenta desenvolvida pela União Europeia com o objetivo de promover a clareza e a transparência das competências e qualificações dos cidadãos europeus. Essencial para aqueles que buscam oportunidades de trabalho ou educação em diferentes países do bloco, o Europass facilita a comunicação dessas informações de maneira padronizada e reconhecida internacionalmente.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.