Associação Nacional dos Defensores Públicos teme fechamento de unidades pelo país

Data:

Presidente da ANDPF critica o teto orçamentário da União que causará a redução da atuação da entidade no território nacional

 

defensores públicos
Créditos: create jobs 51 / shutterstock.com

Apesar do crescente número de pessoas assistidas pela Defensoria Pública da União (2.457 pessoas a mais em 2017, em relação ao ano anterior), de conciliações extrajudiciais (16.454 em 2017, alta de 28% em relação a 2016), o futuro da instituição está em xeque.

Um estudo produzido pela secretaria-executiva da DPU sugere que algumas unidades devem ser fechadas para adequação orçamentária, como a de Campo dos Goytacazes (RJ) ee de Canoas (RS). A DPU se faz presente apenas em 27% do território brasileiro, atendendo a 78 seções e subseções judiciárias federais.

Igor Roque, presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, afirma que após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, a DPU vem tendo um ano difícil, já que a norma fixou um teto para os gastos públicos da União por 20 anos. Por causa desse limite, a entidade não conseguirá cumprir a meta posta pela EC 80/2014, que determinou prazo de 8 anos para que todas as unidades jurisdicionais do país tivessem um defensor público.

O presidente ainda afirmou que, apesar do planejamento de crescimento dentro do prazo da EC 80/2014, a nova emenda trouxe a realidade de redução, diante da ausência de orçamento até mesmo para a manutenção das unidades. Ele disse ainda que há pretensão de entrar com uma ADI no STF para questionar a emenda do teto de gastos.

 DPU
Créditos: -Taurus- / Shutterstock.com

Além de reclamar da disparidade orçamentária entre a DPU e o MPF (orçamento 11 vezes maior), ele pontuou o elitismo das gestões da DPU, que oferece mais atendimentos em Santa Catarina do que no sertão nordestino, lugar que carece mais de defensores públicos dada a desigualdade social. (Com informações do portal Conjur.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Empresa de telefonia é condenada a indenizar consumidor por nome negativado indevidamente

Uma empresa de telefonia foi sentenciada a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 4 mil a um consumidor que teve seu nome incluído indevidamente nos cadastros de restrição de crédito. O caso foi julgado pela Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a partir de um processo originado no Juízo da 2ª Vara Mista de Bayeux. A relatoria ficou a cargo da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.

Criança que caiu de brinquedo em parquinho será indenizada em Rio Branco-AC

A 4ª Vara Cível de Rio Branco, no Acre, determinou que duas empresas sejam solidariamente responsáveis por indenizar uma criança que sofreu um acidente ao cair de um brinquedo dentro de um parquinho. O incidente resultou em uma fratura no braço esquerdo do menino, que precisou usar pinos durante 40 dias. O valor da indenização pelos danos morais foi fixado em R$ 6 mil.

CNJ lança edital de concurso público para analistas e técnicos judiciários

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou, nesta quinta-feira (28), a abertura do edital de concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos de analista e técnico judiciário. Esta é a segunda oportunidade promovida pela instituição para a contratação de servidores, visando o desempenho de atividades administrativas, de fiscalização, controle e aperfeiçoamento de políticas judiciárias.

Justiça afasta responsabilidade de emissora de TV em caso de propaganda enganosa

A Justiça de Manaus decidiu que uma empresa de renegociação de dívidas é responsável por ressarcir um consumidor após não cumprir as promessas feitas em anúncios publicitários veiculados em uma emissora de televisão. O juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, determinou que a empresa reembolse o autor da ação e o indenize pelos danos morais sofridos.