Petição - Família - Ação revisional de alimentos, ante a alteração de guarda dos menores

Data:

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), menor e ....., brasileiro (a), menor, representados por sua mãe ....., brasileiroa, (estado civil), profissional da área de ....., portadora do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliada na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O Demandante desquitou-se legalmente da Ré, como está demonstrado pelo acordo formalizado nos autos registrados sob o nº .... desta Vara de Família, cuja decisão, proferida por este R. Juízo em data de ...., destinou a tutela dos filhos menores à cônjuge virago, restando ao cônjuge varão o encargo de auxiliar com o valor equivalente a ....% (.... por cento) de seus vencimentos, substraidos em folha de pagamento, à razão de ....% (.... por cento) para cada filho, a título de pensão alimentícia.

Esta relação resultou no nascimento de .... filhos, são eles:

...., nascido aos .... de .... de ....; ...., nascido aos .... de .... de ....; ...., conforme resta demonstrado pelas Certidões de Nascimento inclusas (docs. ....).

Conforme a Alteração de Cláusulas em Acordo de Separação Judicial, que correu por dependência ao processo supra referido, determinou-se que os .... filhos do casal, permaneceriam sob a tutela do Impetrada.

Configurado, agora, um novo momento, seria injustificável que o Autor continue a ter descontado de seus proventos a pensão integral, que se coibia do acordo anterior, haja vista que a progenitora não possui sobremaneira mente a curatela de todos os filhos.

DO DIREITO

Modificada a tutela dos filhos, torna o Impetrante a ter esta obrigação de forma direta, havendo inclusive, por conseguinte, uma variação substancial da sua condição financeira. Fazendo sentido, pois a diminuição da pensão requisitada.

Jurisprudências similares dissertaram sobre o mesmo assunto, conforme observamos na ementa abaixo:

"ALIMENTOS - Revisional - Pensão fixada em separação judicial - Alteração na guarda dos filhos - Encargo que passou ao alimentante - Redução deferida - Inexistência de prova a justificar a elevação do quantum arbitrado - Recurso Improvido." (TJSC, Ap. 22.101 (segredo de justiça) 2ª C. - j. 29.4.86 - rel. Des. Eduardo Luz - v.u.)

DOS PEDIDOS

Diante do alegado, requisita que digne-se Vossa Excelência em notificar a Ré, no endereço citado na inicial, para que apresente condições de responder aos termos desta e se faça presente na audiência que Vossa Excelência designar.

Reivindica que seja dada total procedência ao presente recurso, com a adequada redução de ....% (.... por cento) para ....% (.... por cento) de seus proventos, relacionados ao benefício de cada filho, outorgando também, que tais descontos não incidam sobre as horas extras laboradas, assim como nos abonos e outros acréscimos eventuais.

Por último, requisita que a acusada seja condenada a arcar com os encargos processuais.

Enseja o demandante atestar suas alegações através de provas testemunhais, periciais e documentais, ou por outras admitidas em Direito, requerendo, ainda, a intimação do ilustre representante do Ministério Público para os termos da presente ação.

Dá-se à causa o valor de R$ ....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo - Defesa de Trânsito - Estacionar o Veículo - Artigo 181 CTB

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO DE...

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa ao Teste do Bafômetro

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa...

Modelo - Petição Inicial - Rito Ordinário - Novo CPC

PETIÇÃO INICIAL – RITO ORDINÁRIO – MODELO BÁSICO –...

Modelo de Defesa de Autuação em Infração de Trânsito

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO JUNTA ADMINISTRATIVA DE...