Petição - Família - Autorização judicial para menor com bolsa de estudos viajar ao exterior

Data:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ....ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ...

.................................., (qualificação), portador da Cédula de Identidade/RG nº...., residente e domiciliado na Cidade de...., na Rua ...., neste ato ASSISTIDO por sua mãe ...., (qualificação), portadora da Cédula de Identidade/RG ...., residente e domiciliada na Rua ..........., por intermédio de seu procurador judicial infra-assinado (cfr. procuração em anexo, doc. ....), com escritório na Rua ...., onde recebe intimações, vem muito respeitosamente perante V. Exa. para expor e requerer:

AUTORIZAÇÃO JUDICIAL

para que o demandante ........ possa realizar uma viagem ao exterior, com base nos artigos 83 e seguintes da Lei n.º 8069, de 13 de julho de 1990, dentre outras disposições normativas adequadas á espécie, pelas razões fáticas e de direito, expostas a seguir:

I - DOS FATOS

  1. O Autor é filho de .... e .... que firmaram matrimônio em data de .... (doc. .... em anexo), sendo que no dia ...., deu-se o desquite judicial consensual, tendo este transitado perante a ....ª Vara de Família autos n.º ...., que converteu-se em divórcio em .... que tramitou perante o juízo da ....ª Vara de Família, autos ....
  2. Segundo acordo firmado nos autos nº .... de Divórcio, a tutela do Demandante restou ao encargo de sua progenitora .... (doc. .... em anexo).
  3. Consta que o Impetrante foi agraciado com uma bolsa de estudos em razão de Intercâmbio Cultural, que se dará na Áustria, com duração de 1 (um) ano, esta  viagem tem previsão de ocorrer no início do mês de .... do presente ano.
  4. O Demandante, ainda que tenha obtido a autorização de sua genitora (doc. .... em anexo), ao verificar os documentos necessários para a viagem, não lhe foi concedido do passaporte devido a falta de permissão de seu progenitor. Tal não foi possível, dado que o progenitor do ora Impetrante, localiza-se em lugar indeterminado e incerto a partir de meados do ano de .... até a presente data, logo, por volta de ... (.......) anos, e que ao longe desta época não retornou com notícias, e sequer buscou tomar conhecimento de sua família.

II - DO DIREITO

Em função dos fatos levantados, atesta-se o direito do Requerente em fazer a viagem pois esta lhe garantirá benefícios intelectuais que serão importantes para seu futuro. Sendo, portanto, injusto que ele não possa realizar a viagem devido a falta de interesse de seu pai.

Saliente-se ainda que por ser de família com poucos recursos financeiros, não terá o Requerente outra oportunidade de estudar fora do país.

Outrossim, a Constituição Federal de 1988, confere a todos os cidadãos o direito à educação, conforme artigo 6º, in verbis:

"Art. 6º - São direitos sociais a educação (...), na forma desta constituição."

Nota-se que, a ninguém é proibido o direito à educação, competindo ao Estado a promove-la, devendo ser incentivar desta e não criar obstáculos para que ela possa ser realizada.

III - DO PEDIDO

Logo, reivindica-se a V. Exa. :

Que, após a notificação do Ministério Público, o presente pleito possa ser julgado, a fim de que ao final deste conceda-se o suprimento de autorização paterna para a realização da viagem do demandante em caráter de URGÊNCIA em virtude de que a viagem tem previsão para início do mês de agosto do corrente ano.

Pretende o Requerente provar o alegado através de todas as provas admitidas em direito.

Estima-se à causa para fins fiscais o valor de R$ ....

Nestes termos,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

..................
Advogado OAB/...

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo - Ação Indenizatória - Abandono Afetivo

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA...

Modelo - Pedido de Habilitação com Intimação Exclusiva

Tendo em vista a necessidade de uma representação técnica adequada aos seus interesses, o Requerente outorgou poderes ao advogado [Nome do Advogado], inscrito na OAB sob o nº [número da OAB], com escritório profissional situado na [endereço completo], para o patrocínio da causa.

Modelo - Ação Indenizatória - Adultério

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL...