Doria tem propaganda suspensa por uso de banco de imagens da internet

Data:

doria
Créditos: Gearstd | iStock

A Justiça Eleitoral proibiu, por meio de liminar, a veiculação de um programa eleitoral de João Doria (PSDB), candidato ao governo do estado de São Paulo, que exibe cenas de escolas e clínicas estrangeiras.

A decisão foi do juiz Afonso Celso da Silva, em resposta à manifestação feita pela campanha de Luiz Marinho (PT). "Há que se considerar ocorrida a divulgação de imagens que não correspondem à realidade, fato apurado pela imprensa e aparentemente confessado pelos representados", disse o magistrado.

O caso foi divulgado pela rádio CBN. De acordo com a reportagem da rádio, Doria mostrou na propaganda cenas de escolas e clínicas dos Estados Unidos e da Rússia para ilustrar suas obras à frente da prefeitura da capital e promessas para todo o estado.

Para o Tribunal Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), ficou caracterizado a violação de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe o uso de trucagem, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais nas campanhas políticas.

"Além de terem sido utilizados meios destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passivos", afirmou o magistrado.

O juiz considerou ainda que a peça maculou o princípio da veracidade, que visa assegurar que "na propaganda eleitoral, não ocorra divulgação de fatos inverídicos ou que distorçam a realidade".

Caso seja descumprida, Doria deverá pagar multa de R$ 10 mil. "A campanha de João Doria apresentará sua defesa comprovando que o uso dessas imagens é regular. A legislação eleitoral não traz restrição quanto ao seu uso e a propaganda foi realizada demonstrando a efetiva proposta de governo", disse a assessoria de imprensa do candidato. (Com informações do Folhapress.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça Eleitoral estabelece regras e limites para gastos eleitorais nas eleições municipais de 2024

A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.607/2019, alterada pela Resolução TSE nº 23.731/2024, define as normas relacionadas aos gastos eleitorais, um tema crucial para candidatos e partidos políticos durante as Eleições Municipais deste ano.

Eleições municipais 2024: calendário e datas importantes para eleitores e candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o calendário oficial das Eleições Municipais de 2024 através de sua plataforma online. A Resolução nº 23.738/2024, aprovada em fevereiro deste ano, apresenta uma série de prazos e datas fundamentais tanto para os partidos políticos e candidatos quanto para os mais de 153 milhões de eleitores das 5.569 cidades que participarão do pleito.

Dino mantém decisão contra Bolsonaro por impulsionamento irregular de propaganda eleitoral na internet

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que condenou o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e sua coligação Pelo Bem do Brasil ao pagamento de multa no valor de R$ 70 mil por impulsionamento irregular de propaganda eleitoral na Internet.

Eleições municipais de 2024: como ser mesário voluntário e suas vantagens

A participação como mesária ou mesário nas eleições é uma maneira ativa de contribuir para o fortalecimento da democracia do país. Os interessados em prestar esse serviço à sociedade têm a oportunidade de se voluntariar para trabalhar nas Eleições Municipais de 2024, cujo primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês. Qualquer eleitor maior de 18 anos com a situação regular na Justiça Eleitoral pode se candidatar como mesário voluntário.