Petição - Família - Ação de interdição promovida em face de pessoa incapacitada para os atos da vida civil em decorrência de atropelamento

Data:

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE INTERDIÇÃO PLENA C/C PEDIDO DE SUPRIMENTO JUDICIAL

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A Interditanda é filha da Postulante, sendo vítima de acidente (atropelamento) ocorrido em .... de .... de ...., no cruzamento entre as Ruas .... e ...., na Comarca de ...., como bem atestam os documentos em anexo.

Após o acidente, ficou internada por muitos dias, no Hospital ...., com endereço na Av. .... nº ....

Teve seu quadro físico prejudicado totalmente, de acordo com a perícia realizada in loco, pelo Instituto Médico Legal, como atesta o Laudo de Lesões Corporais sob nº .... (documento em anexo).

Atualmente, a mesma está em estado vegetativo,  incapaz de executar qualquer tipo de movimento e coordenação motora, não conseguindo se comunicar de forma alguma com as pessoas que a cercam, sendo completamente dependente de cuidados básicos de manutenção à vida.

Antes do acidente, responsável por modificar de forma irreversível a sua existência, gozava de uma vida normal, igual a de qualquer pessoa que desfruta de boa saúde. Por infelicidade, e em função da presente condição em que se vê a interditanda, requer-se que um de seus parentes seja nomeado como seu curador, visando realizar os atos necessários para o seu bem estar.

A conta corrente, em que a ré obtinha e angariava a pensão de seu filho, encontra-se bloqueada. Logo, é preciso que seja feita a retirada deste dinheiro para garantir a subsistência do menor, ...., hoje com .... anos de idade, certidão de nascimento em anexo.

Devido a situação em que está, carece de condições para zelar por seu filho. Portanto, apresenta-se a necessidade da tutela do menor ser concedida à avó materna, nesta presente ação a demandante.

Além da impossibilidade retro citada, há várias outras ações que necessitam ser realizadas em seu nome, com o fim de exercer os direitos referentes à sua pessoa que, em virtude da situação circunstancial, têm sido prejudicados.

DO DIREITO

A presente ação se fundamenta no artigo 1768, I, do Código Civil e nos artigos 1177, I, e demais matérias do Código de Processo Civil.

DOS PEDIDOS

Logo, requisita-se:

a)Seja dada procedência a ação, sendo decretada a Interdição de ...., nomeando a sua mãe, a Sra. ...., sua curadora juntamente com a medida judicial que o caso enseja;
b) Que a requerente seja citada para se fazer presente no dia que Vossa Excelência determinar, visando examinar e interrogar ela, sendo oportuno, observar a necessidade da interdição da ré, nomeando-la como sua curadora;
c) Seja dispensada a citação da interditanda, devido ao quadro clínico apresentado pela requerida, e que para tal, basta a apresentação do Laudo Médico realizado pelo IML, comprovando a verificação pessoal in loco dos médicos legistas, de conformidade ao que preceitua os artigos 1.181 e 1.183, do Código de Processo Civil;
d) a intimação do Digníssimo Representante do Ministério Público para atuar no feito;
e) Seja concedido o benefício da Justiça Gratuita na forma do artigo 5º, LXXIV, da Constituição Federal de 1988, vez que a requerente não pode arcar com as despesas processuais sem comprometer seu próprio sustento e de sua família;
f) protesta-se pela produção de todas as provas em direito aceitas, em especial, a prova pericial e documental, além da oitiva das testemunhas, se for necessário.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo - Defesa de Trânsito - Estacionar o Veículo - Artigo 181 CTB

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO DE...

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa ao Teste do Bafômetro

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa...

Modelo - Petição Inicial - Rito Ordinário - Novo CPC

PETIÇÃO INICIAL – RITO ORDINÁRIO – MODELO BÁSICO –...

Modelo de Defesa de Autuação em Infração de Trânsito

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO JUNTA ADMINISTRATIVA DE...