Lei Maria da Penha: réus terão encontro de reflexão em Princesa Isabel-PB

Data:

Projeto será implantado em Princesa Isabel para réus da Lei Maria da Penha

Lei Maria da Penha
Créditos: zimmytws / iStock

O juiz de direito Pedro Davi Alves de Vasconcelos, da 1ª Vara da Comarca de Princesa Isabel, no estado da Paraíba, começa a implantação do projeto “Uma nova chance”, que cria grupos de apoio para reflexão e diálogo com homens autores de violência doméstica.

“O objetivo é desconstruir o aprendizado de dominação e poder sobre a mulher”, destacou o juiz. Atuam em cooperação conjunta o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o Instituto Federal da Paraíba (Campus Princesa Isabel) e as Polícias Militar e Civil do Estado da Paraíba. Os trabalhos serão iniciados no mês de fevereiro de 2019.

Segundo o magistrado, os programas são reconhecidos como uma das alternativas mais eficazes para evitar e combater a violência doméstica, bem como para reduzir sua reincidência.

“É uma prática já adotada em alguns estados e países com resultados satisfatórios. Em Taboão da Serra, nos anos de 2014, 2015 e 2016, observou-se uma queda da reincidência de 65% para 2%”, observou Pedro Davi, que se inspirou no projeto Tempo de Despertar, desenvolvido pelo Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público de Taboão da Serra (SP).

“Nós vamos possibilitar que os autores de violência façam uma reflexão sobre suas atitudes e os motivos que os levaram a agredir suas companheiras, ex-companheiras, irmãs, mães, avós, filhas; a entenderem a Lei e os direitos nela previstos”, destacou o juiz de direito.

Os agressores serão acompanhados durante um certo tempo, o que possibilitará entender seus dramas quotidianos e encaixá-los, eventualmente, no mercado de trabalho, bem como, encaminhá-los para cursos de alfabetização e profissionalização, tratamento de drogas e álcool e acompanhamento psicológico e psiquiátrico, a fim de evitar a reincidência.

A criação de grupos de apoio possui previsão na própria Lei Maria da Penha (11.340/2006), onde foi destacada a importância do trabalho realizado com os homens autores de violência e que sua efetivação depende de ações conjuntas e articuladas entre o Estado e a Sociedade Civil.

A lei dispõe, ainda, quanto a criação e promoção de centros de educação e de reabilitação para os agressores, cujo comparecimento obrigatório aos programas de recuperação e reeducação é determinado pelo juiz.

Metodologia

Depois da análise da equipe multidisciplinar da 1ª Vara de Princesa Isabel, serão selecionados homens autores de violência contra a mulher, que estejam com inquérito policial, procedimento de medidas protetivas, de prisão em flagrante e/ou processos criminais em andamento. Intimados pelo Poder Judiciário, a pedido do Ministério Público, eles passarão por entrevista individual, onde serão informados sobre o projeto, o objetivo e os benefícios da frequência. Os escolhidos receberão a aplicação de medida protetiva de frequência obrigatória ao programa.

O primeiro encontro será em fevereiro como dito acima, e em cada reunião será abordado um tema: Evolução Histórica sobre as Conquistas e Direitos das Mulheres; História da Maria da Penha e da necessidade de uma Lei para as Mulheres e a Evolucão histórica das relações familiares com foco na diversidade de gênero; Papel da Polícia Civil e Polícia Militar na atuação da Lei Maria da Penha e o Direito de Defesa; Álcool e Droga; Relações Familiares (CAPS-Infantil); Relações Afetivas; Paternidade; Sexualidade (machismo); Aspectos Emocionais (traição, ciúmes, confiança, separação); Trabalho – Motivação; Saúde; Qualidade de Vida. Ao final de cada encontro, o Grupo Reflexivo apresenta e discute casos práticos. Na última reunião, haverá uma breve revisão dos temas abordados e entrega dos certificados de conclusão do projeto.

“Serão ministradas palestras expositivas e dialogadas por convidados de notório conhecimento sobre os temas a serem abordados, sempre com o acompanhamento da equipe multidisciplinar”, destacou o magistrado Pedro Davi.

Não participarão deste projeto agressores que estejam presos; sejam autores crimes sexuais; dependentes químicos com comprometimento; portador de transtornos psiquiátricos e autores de crimes dolosos contra a vida.

As vítimas serão encaminhadas ao CRAS, bem como ao CREAS, e as mesmas participarão de encontros e oficinas de capacitação e geração de rendas, o que será solicitado pelo juízo da 1ª Vara junto ao Município e ao IFPB – Campus Princesa Isabel. Também receberão visitas e comunicação periódicas dos profissionais dos Centros durante o desenvolvimento do projeto e até 6 (seis) meses do seu término, em parceria com a equipe técnica do Poder Judiciário.

Será monitorado o comportamento dos homens participantes durante o desenvolvimento do projeto e nos 6 (seis) meses depois do seu término. “Vamos avaliar a diminuição da reincidência em crimes de violência doméstica e o cumprimento da decisão judicial, por meio de consulta a Folha de Antecedentes Criminais (antes de cada encontro) e, mensalmente, ao final do ciclo”, destacou o juiz de direito Pedro Davi. (Com informações do CNJ e do TJPB)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Transportadora tem indenização negada por falta de gerenciamento de risco no caso de roubo de carga

A 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso de apelação de uma empresa transportadora que teve sua carga de bobinas galvanizadas, avaliada em R$ 174.643,77, roubada. A seguradora se recusou a indenizá-la, alegando que a empresa não implementou o gerenciamento de risco previsto em contrato.

TJDFT condena homem por furto de celular em troca de serviços sexuais

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, a decisão que condenou um homem a um mês de detenção pelo furto de um aparelho celular de outro homem para o qual teria prestado serviços sexuais.

Justiça condena pastor por estupro de vulnerável em Bauru

A 2ª Vara Criminal de Bauru proferiu uma decisão condenando um pastor evangélico pelo crime de estupro de vulnerável, praticado contra uma adolescente menor de 14 anos. A pena estabelecida foi de 20 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Compensação entre gratificação de função e horas extras é válida, entende 3ª Turma do TST

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) validou uma norma coletiva que previa a compensação do valor recebido por um bancário a título de gratificação de função com horas extras reconhecidas em ação trabalhista. Segundo o colegiado, a gratificação tem natureza salarial, e eventual ajuste sobre a parcela é possível, desde que feito por meio de convenção ou acordo coletivo, como no caso em questão.