Quer melhorar a gestão de escritórios de advocacia? Use um software jurídico!

234
 

Utilize um software jurídico para melhorar a gestão do seu escritório de advocacia

Como melhorar a gestão do seu escritório de advocacia
Créditos: undrey / iStock

Para melhorar a gestão de escritórios de advocacia em uma era digital, o uso de software jurídico é fundamental. Outras tecnologias inovadoras podem aumentar a produtividade da equipe e otimizar a prestação de serviços. 

Entretanto, um programa voltado especificamente para as necessidades das bancas de advocacia não pode faltar. Ele se adequa a qualquer tamanho de escritório e também a departamentos jurídicos. Não à toa, vem ganhando mais adeptos a cada dia.

Veja a seguir a importância de um software jurídico e quais os benefícios que ele confere aos profissionais da advocacia!

O software jurídico para melhorar a gestão de escritórios de advocacia

Como é o fluxo de tarefas em seu escritório? A frequência com que um advogado perde prazo é grande? Quanto tempo um profissional demora para realizar uma atividade específica? A resposta a essas perguntas pode indicar se o gestor precisa de um software jurídico para melhorar a gestão de escritórios de advocacia.

Essa ferramenta é, antes de tudo, uma organizadora da rotina. Ela dá ao gestor uma visão global das atividades, centraliza as informações e facilita o acesso aos dados para a tomada de decisões. E um negócio organizado é mais produtivo e focado. Ele interfere positivamente nas relações internas e, consequentemente, no relacionamento com o cliente.

Inclusive, crescer de forma sustentável e levar o escritório rumo ao sucesso depende de tempo reservado ao atendimento ao cliente. Ele sempre deve ser o foco. Além de tornar as equipes mais produtivas e fazer com que os profissionais tenham mais tempo para lidar com o cliente, a ferramenta possui funções voltadas para essa atividade essencial. Ou seja, o software jurídico tem uma importância crucial no sucesso de um escritório.

Em suma, com suas diversas funcionalidades, a ferramenta é a mola propulsora de um planejamento estratégico bem definido, pois auxilia a atingir o objetivo traçado para o negócio.

Benefícios de utilizar um software jurídico

Fácil acesso à informação, centralização de dados, automação da rotina, mobilidade, gestão automática de processos, melhor atendimento ao cliente. Para melhorar a gestão de escritórios de advocacia, poderíamos apontar esses pontos como necessários, certo? E são exatamente esses os benefícios de utilizar um software jurídico.

Gestão automática de processos

Quanto tempo você demora para fazer o acompanhamento dos processos sob os cuidados do escritório? Se você respondeu alguns minutos, é preciso procurar um software jurídico para melhorar a gestão de escritórios de advocacia. Enquanto os profissionais demoram preciosas horas para fazer o acompanhamento e o cadastro processual, a ferramenta faz uma gestão de processos automatizada e integrada às rotinas do escritório.

Ele é capaz de cadastrar processos em lote pelo número da OAB, buscar e enviar movimentações e publicações automaticamente. O advogado acessa tudo por e-mail ou pelo smartphone, e ainda pode cadastrar tarefas, agendar compromissos, delegar atividades e anexar documentos. E o melhor: tem um sistema de alertas para nenhum profissional perder as novidades.

Controle de prazos

Todos os grandes softwares jurídicos do mercado, como o ASTREA, ADVBOX e o SAJ ADV, possuem funcionalidades que auxiliam no controle de prazos. Isso faz com que todas as atividades sejam concluídas no tempo certo. E o mecanismo de funcionamento é bastante simples, pois a ferramenta funciona como um gerenciador de tarefas. Ele consegue antecipar eventuais atrasos para apontar onde é preciso intervir para que o prazo seja cumprido.

Ou seja, tudo que é relativo ao prazo é monitorado pelo sistema. E para garantir que os profissionais fiquem cientes, ele envia alertas de delegação, atraso e conclusão de tarefas. Essas atividades pré-programadas se baseiam nos padrões da atuação do escritório.

Melhoria na gestão de escritórios de advocacia

Melhorar a gestão de escritórios de advocacia é premissa básica para seu crescimento. Com o aumento da demanda, é preciso manter essa qualidade. E esse é um medo comum dos gestores. Por isso, o auxílio do software jurídico é essencial para que o gestor consiga dar atenção a tudo que precisa mesmo com a chegada de novos colaboradores e processos.

A ferramenta realiza o acompanhamento da evolução do escritório, com funcionalidades que protegem os dados e os centralizam. Com isso, o gestor consegue manter o controle da gestão e tomar decisões mais assertivas, fazendo com que o negócio mantenha sua qualidade e sua produtividade. O resultado é um só: crescimento organizado e sustentável do escritório.

Atendimento de excelência

Um escritório de advocacia que não foca em atender ao cliente com excelência não tem perspectiva de futuro. Um cliente, em potencial ou já fidelizado, deve ser bem atendido desde o primeiro contato até a prestação de contas. É um diferencial competitivo superar as expectativas.

Para tanto, o software jurídico consegue otimizar todo o fluxo de atendimento, além de dar mais horas aos advogados, como mencionado anteriormente. Se para melhorar a gestão de escritórios de advocacia é preciso cuidar do cliente ao máximo, a ferramenta cumpre ao proposto.

Em geral, os softwares possuem áreas para registro de informações, guarda de documentos, lista de atividades ou timesheet. Basta que se registre o nome do cliente. É uma forma de padronizar o atendimento e tornar acessíveis as informações importantes para oferecer um ótimo serviço.

Outra dor do cliente que o software resolve é a comunicação a respeito do andamento processual. Sabe-se que uma pessoa que busca o escritório de advocacia está aflita com alguma situação. Deixá-la sempre informada sobre a causa é uma forma de demonstrar empatia, respeito e preocupação. É um grande passo para a fidelização da cartela de clientes.

Controle financeiro

Não tem como melhorar a gestão de escritórios de advocacia se não houver controle financeiro. Felizmente, os softwares jurídicos possuem funcionalidades que garantem a eficiência neste ponto. Controle do fluxo de caixa, emissão de faturas e de relatórios, e timesheet ajudam o gestor a manter a saúde das finanças.

Além disso, a integração das informações permite a tomada de decisões mais fundamentada e segura, pois há um contexto completo ao acessar os dados.

Um software jurídico é uma ferramenta fundamental para melhorar a gestão de escritórios de advocacia. O ganho de produtividade é evidente, assim como a eficiência nos processos internos e externos. Com as atividades automatizadas, todos os profissionais têm mais tempo para se dedicar às funções mais estratégicas ou se capacitar.

E você, utiliza algum software em seu escritório ou departamento? Compartilhe com a gente sua experiência nos comentários!