Atraso de Voo - Indenização - Direito do Passageiro

[attachment file="138719"]

Jurisprudências sobre Indenização por Atraso de Voo do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR)

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL E MORAL. ATRASO EM VOO INTERNACIONAL. PEDIDO PROCEDENTE. INSURGÊNCIA DOS AUTORES. MAJORAÇÃO DO DANO MORAL. VIABILIDADE. VALOR ELEVADO DE CINCO MIL REAIS PARA DEZ MIL REAIS PARA CADA AUTOR EM CONFORMIDADE COM A REALIDADE DO CASO CONCRETO E A ORIENTAÇÃO DESTA CÂMARA EM SITUAÇÕES SEMELHANTES (MÉTODO BIFÁSICO). RECURSO PROVIDO.

(TJPR - 8ª C.Cível - 0028065-59.2015.8.16.0001 - Curitiba - Rel.: Luiz Cezar Nicolau - J. 24.05.2018)

Clique Aqui para Efetuar o Download do Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!


 

RECURSO INOMINADO. TRANSPORTE AÉREO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. ATRASO DE VOO. PERDA DE CONEXÃO. REALOCAÇÃO EM VOO EM OUTRA DATA. TRÁFEGO AÉREO.FORTUITO INTERNO. OPERADORA DE TURISMO. CADEIA DE FORNECEDORES. LEGITIMIDADE CONFIGURADA.RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EVIDENCIADA. APLICAÇÃO DO ARTIGO 14, DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. ENUNCIADO 4.1, DAS TRR/PR. DANO MATERIAL CONFIGURADO. DANO MORAL CONFIGURADO. QUANTUM ADEQUADO AO CASO. SENTENÇA MANTIDA POR SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.

(TJPR - 2ª Turma Recursal - 0002036-13.2016.8.16.0170 - Toledo - Rel.: Marcos Antonio Frason - J. 23.05.2018)

Clique Aqui para Efetuar o Download do Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!


 

RECURSO INOMINADO. TRANSPORTE AÉREO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. ATRASO DE VOO. ALEGAÇÃO DE MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA. FORTUITO INTERNO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EVIDENCIADA. DANO MATERIAL CONFIGURADO. DANO MORAL CONFIGURADO. QUANTUM ADEQUADO AO CASO. SENTENÇA MANTIDA POR SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.

(TJPR - 2ª Turma Recursal - 0000446-88.2016.8.16.0141 - Realeza - Rel.: Marcos Antonio Frason - J. 23.05.2018)

Clique Aqui para Efetuar o Download do Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!


 

RECURSO INOMINADO. TRANSPORTE AÉREO. APLICABILIDADE DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS DE VARSÓVIA E DE MONTREAL. ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO INJUSTIFICADA. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. DANOS MATERIAIS COMPROVADOS. RESTITUIÇÃO DEVIDA. DANO MORAL. REDUÇÃO DO VALOR FIXADO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

1.São aplicáveis as disposições da Convenção Internacional de Varsóvia e Montreal aos conflitos que envolvem relação de consumo em transporte aéreo internacional de passageiros, haja vista a decisão, com repercussão geral, do Supremo Tribunal Federal, por força do Recurso Extraordinário (RE) 636331 e do RE com Agravo (ARE) 766618: “Nos termos do art. 178 da Constituição da República, as normas e os tratados internacionais limitadores da responsabilidade das transportadoras aéreas de passageiros, especialmente as Convenções de Varsóvia e Montreal, têm prevalência em ”.relação ao Código de Defesa do Consumidor.

2.De acordo com o art. 19 da Convenção de Montreal, a companhia aérea tem o dever de adotar “todas as medidas que eram razoavelmente necessárias para evitar o dano ou .”que lhes foi impossível, a um e a outros, adotar tais medidas.

3.A mera alegação de readequação da malha aérea, somada ao descaso e relapsia da companhia aérea quanto à demonstração da causa e forma de administração do incidente, não exime a ré de sua responsabilidade pela alteração do itinerário do consumidor, razão pela qual deve responder pelos prejuízos causados.

4.Havendo nexo causal entre as despesas comprovadas nos autos e o atraso do voo, patente o dever de restituir.

5.O quantum fixado na sentença a título de danos morais (R$ 8.000,00) se mostra excessivo, razão pela qual ser diminuído para R$ 5.000,00, a fim de atender o limite indenizatório estipulado internacionalmente (art. 22, item 1, da Convenção de Montreal), bem como os princípios da razoabilidade e proporcionalidade e os parâmetros desta Turma Recursal.

6.Recurso parcialmente provido para minorar a condenação em danos morais.

(TJPR - 2ª Turma Recursal - 0021154-26.2015.8.16.0035 - São José dos Pinhais - Rel.: Alvaro Rodrigues Junior - J. 22.05.2018)

Clique Aqui para Efetuar o Download do Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!

Postagens recentes

Defensorias Públicas - Telefones, Endereços e E-Mails

Defensorias Públicas As alterações cadastrais somente serão efetuadas mediante solicitação formal da instituição enviada para o e-mail comunicacao@anadep.org.br. DEFENSORIA PÚBLICA… Veja Mais

13 minutos atrás

Como fazer sexo no carro e não cometer crime?

Como fazer sexo no carro e não cometer crime? Para fazer sexo no carro de maneira legal e segura, é… Veja Mais

2 horas atrás

Significado de Preço Dinâmico

Preço Dinâmico  O "preço dinâmico" é uma estratégia de precificação que permite a alteração dos preços de produtos ou serviços… Veja Mais

2 horas atrás

Significado de Surge Pricing

Significado de Surge Pricing "Surge pricing" é um modelo de precificação dinâmica usado por empresas de serviços como a Uber,… Veja Mais

4 horas atrás

Diferenças entre Uber e 99

Diferenças entre Uber e 99 Uber e 99 são duas plataformas de transporte por aplicativo que operam no Brasil, cada… Veja Mais

4 horas atrás

Quais são os concorrentes da Uber mundialmente?

Quais são os concorrentes da Uber mundialmente? A Uber, como uma das principais empresas de transporte por aplicativo no mundo,… Veja Mais

4 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Decisão judicial garante pagamento retroativo de adicional de férias a profissional...

0
Em uma importante decisão judicial no estado de Roraima, uma profissional de radiologia (raio-x) conquistou o direito ao pagamento retroativo de um terço constitucional sobre o período integral de suas férias anuais. A decisão, que considerou a legislação local e federal, tem o potencial de impactar positivamente a remuneração desses profissionais por abrir o precedente.