Lei Maria da Penha - Jurisprudências Diversas - TJ de Santa Catarina

[attachment file="140596"]

Jurisprudências Diversas sobre a Lei Maria da Penha do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina - TJSC

APELAÇÃO CRIMINAL. CRIME CONTRA A PESSOA. LESÃO CORPORAL PRATICADA NO ÂMBITO DOMÉSTICO E FAMILIAR (ART. 129, §9º, DO CÓDIGO PENAL). INCIDÊNCIA DA LEI MARIA DA PENHA (LEI N. 11.340/06). SENTENÇA CONDENATÓRIA. RECURSO DEFENSIVO. ABSOLVIÇÃO. AUSÊNCIA DE PROVAS. DESCABIMENTO. MATERIALIDADE E AUTORIA DEVIDAMENTE COMPROVADAS. LAUDO PERICIAL QUE DESCREVE AS LESÕES SOFRIDAS. HARMONIA NO DEPOIMENTOS DA VÍTIMA E DOS POLICIAIS QUE ATENDERAM A OCORRÊNCIA. ELEMENTOS PROBATÓRIOS APTOS A MANTER A CONDENAÇÃO. PEDIDO DE CONCESSÃO DA JUSTIÇA GRATUITA. IMPOSSIBILIDADE. MATÉRIA DE COMPETÊNCIA DO JUÍZO DE PRIMEIRO GRAU. NÃO CONHECIMENTO. EXECUÇÃO PROVISÓRIA. NOVA ORIENTAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (HC 126.292/SP). POSIÇÃO ADOTADA POR ESTA CÂMARA CRIMINAL (AUTOS N. 0000039-15.2016.8.24.0059). IMEDIATO CUMPRIMENTO DA PENA QUE SE IMPÕE.

(TJSC, Apelação Criminal n. 0000772-59.2017.8.24.0054, de Rio do Sul, rel. Des. Norival Acácio Engel, Primeira Câmara Criminal, j. 05-04-2018).

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (inteiro teor) deste Julgado!


 

APELAÇÃO CRIMINAL - LESÃO CORPORAL, AMEAÇA, PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E DISPARO DE ARMA DE FOGO, COMETIDOS NO ÂMBITO DOMÉSTICO/FAMILIAR - ABSOLVIÇÃO QUANTO AOS DELITOS DE AMEAÇA E DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO - RECURSO MINISTERIAL. AMEAÇA - PLEITO DE CONDENAÇÃO POR SUFICIÊNCIA DE PROVAS - ACOLHIMENTO - MATERIALIDADE E AUTORIA DELITIVA DEMONSTRADAS - PALAVRAS DA VÍTIMA FIRMES E COERENTES EM AMBAS AS FASES PROCESSUAIS E EM CONSONÂNCIA COM O RESTANTE DO CONJUNTO PROBATÓRIO - ÂNIMO INTIMIDATIVO COMPROVADO - CONDENAÇÃO QUE SE IMPÕE.

I - O crime de ameaça no âmbito de proteção da Lei Maria da Penha configura-se quando o ofensor, marcadamente violento, após feroz agressão á vítima, profere palavras prometendo mal injusto e grave caracterizado pela oração "vou te matar". Muito mais séria e acreditável será a ofensa irrogada quando o ofensor possui histórico policial de violência contra mulher.

II - A circunstância de a ameaça ter sido proferida em momento de raiva e discussão não desnatura, por si só, a intenção e a substância cristalizada nem suas palavras, a fim de conferir ao ofensor irresponsabilidade criminal, eximindo-o da aplicação da pena.

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO - PEDIDO DE AFASTAMENTO DA CONSUNÇÃO - DESCABIMENTO - CRIME-MEIO PARA CONCRETIZAÇÃO DO DISPARO DE ARMA DE FOGO - CONDUTAS PRATICADAS NO MESMO CONTEXTO FÁTICO - MANUTENÇÃO DA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CONSUNÇÃO.

Se os crimes de porte ilegal de arma de fogo e de disparo desta são praticados no mesmo contexto fático, deve-se aplicar o princípio da consunção, de modo que aquela conduta fica absorvida por esta.

RECURSO MINISTERIAL PARCIALMENTE PROVIDO.

(TJSC, Apelação Criminal n. 0000021-19.2015.8.24.0159, de Armazém, rel. Des. Luiz Antônio Zanini Fornerolli, Quarta Câmara Criminal, j. 05-04-2018).

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (inteiro teor) deste Julgado!

Postagens recentes

Telefones da Comarca de Maceió - TJAL

Endereços Comarca de Maceió Fórum da Capital Endereço: Av. Juca Sampaio, 206, Barro Duro - 57040-600 1ª Vara Cível da… Veja Mais

12 horas atrás

É possível parcelar multa de trânsito?

É possível parcelar multa de trânsito? Sim, é possível parcelar multas de trânsito em muitos lugares no Brasil. Vários estados… Veja Mais

13 horas atrás

Diferenças entre Direitos Homogêneos e Heterogêneos

Diferenças entre Direitos Homogêneos e Heterogêneos Os termos "direitos homogêneos" e "direitos heterogêneos" podem ser usados para descrever como certos… Veja Mais

13 horas atrás

Diferenças entre Direitos Individuais e Coletivos

Diferenças entre Direitos Individuais e Coletivos Direitos individuais e direitos coletivos são dois conceitos fundamentais no âmbito dos direitos humanos… Veja Mais

13 horas atrás

Significado de Direitos Sociais

Direitos Sociais Direitos sociais são uma categoria de direitos humanos que garantem aos indivíduos acesso a recursos essenciais para uma… Veja Mais

13 horas atrás

Diferenças entre direitos econômicos e sociais

Diferenças entre direitos econômicos e sociais Direitos econômicos e direitos sociais são categorias de direitos humanos que visam garantir condições… Veja Mais

14 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

TRF3 confirma exclusividade de uso da marca Extra no setor de...

0
A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou sentença que garantiu à Companhia Brasileira de Distribuição a exclusividade de uso da marca Extra no setor de supermercados. O entendimento foi de que a empresa possui renome em sua classe de atuação e o uso exclusivo de sinal assegura o direito à patente, além de evitar confusão entre os consumidores.