Quais são as frases bíblicas mais usadas no mundo jurídico?

Frases Bíblicas

Créditos: VadimVasenin / Depositphotos

As frases bíblicas não são comumente citadas diretamente no contexto jurídico, mas existem alguns versículos que refletem princípios de justiça e retidão que podem ser relevantes.

Por exemplo, em Isaías 1:17, é enfatizado o valor da justiça e da defesa dos direitos dos desamparados, enquanto Efésios 6:14 fala sobre a "couraça da justiça". Provérbios 21:15 menciona a alegria do justo quando a justiça é feita, e Romanos 4:4-8 discute a justiça atribuída pela fé. Esses conceitos de justiça, retidão e fé são paralelos aos princípios que orientam o direito e a ética jurídica.

No entanto, na prática jurídica, são mais comuns citações de pensadores e filósofos sobre justiça e direito. Por exemplo, frases como "A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça" de Voltaire, ou "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte" de Martin Luther King Jr., são exemplos de reflexões que podem ser encontradas no contexto jurídico.

Essas citações e versículos podem não ser usados diretamente em argumentos jurídicos, mas podem inspirar e influenciar a ética e o pensamento jurídico.

Frases sobre Justiça na Bíblia:

Aqui estão as frases sobre justiça extraídas do site "Bíblia Online":

  1. "Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva." - Isaías 1:17
  2. "Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça." - Efésios 6:14

  3. "Quando se faz justiça, o justo se alegra, mas os malfeitores se apavoram." - Provérbios 21:15

  4. "Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida. Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça." - Romanos 4:4-8

  5. "A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo." - Provérbios 14:34

  6. "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados." - 1 Pedro 2:24

  7. "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos." - Mateus 5:6

  8. "Pois o Senhor é justo e ama a justiça; os retos verão a sua face." - Salmos 11:7

  9. "Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus." - Miquéias 6:8

  10. "Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!" - Salmos 106:3

  11. "Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor." - Salmos 33:5

  12. "Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna." - Isaías 61:8

  13. "Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: 'O justo viverá pela fé'." - Romanos 1:17

  14. "Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça." - Gênesis 15:6

  15. "Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos." - Romanos 5:19

  16. "Balanças e pesos honestos vêm do Senhor; todos os pesos da bolsa são feitos por ele." - Provérbios 16:11

  17. "É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias." - Isaías 61:10

  18. "Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é." - Deuteronômio 32:4

  19. "Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada; os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre." - Salmos 37:27-29

  20. "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês." - Mateus 6:33

  21. "A tua justiça é eterna, e a tua lei é a verdade." - Salmos 119:142

Créditos: ChristianChan / Depositphotos

Postagens recentes

Diferenças entre Cybersquatting e Typosquatting

Diferenças entre Cybersquatting e Typosquatting Cybersquatting Definição: Refere-se ao registro, uso ou venda de um nome de domínio com a… Veja Mais

3 horas atrás

Melhores Modelos de Petição de Direito de Trânsito Estão Disponíveis no Portal Juristas

Melhores Modelos de Petição de Direito de Trânsito Estão Disponíveis no Portal Juristas Em um mundo onde a eficiência e… Veja Mais

3 horas atrás

Como Funciona um Inventário

Como Funciona um Inventário Um inventário é o processo legal pelo qual se apura e distribui o patrimônio de uma… Veja Mais

4 horas atrás

Diferenças entre Inventariante e Inventariado

Diferenças entre Inventariante e Inventariado No contexto de um inventário sucessório, os termos "inventariante" e "inventariado" referem-se a figuras distintas… Veja Mais

4 horas atrás

Para que serve o inventário?

Para que serve o inventário? O inventário, no contexto sucessório, serve para uma série de propósitos essenciais relacionados à organização,… Veja Mais

1 dia atrás

Diferenças entre Inventário Judicial e Extrajudicial

Diferenças entre Inventário Judicial e Extrajudicial As principais diferenças entre o inventário judicial e o extrajudicial envolvem a forma como… Veja Mais

1 dia atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

TJSP condena Banco Pan a indenizar consumidora por empréstimo indevido

0
A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu pela anulação de empréstimo e condenação ao Banco Pan S/A de indenizar cliente em R$ 15 mil por danos morais, por empréstimo indevido. O colegiado determinou ainda o cancelamento da negativação do nome da autora da ação. A instituição também foi multada por ato atentatório à jurisdição, em 15% do valor da causa.