Quem tem direito a CNH Especial?
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: CNH Especial, pcd, pessoa
A Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH Especial) é destinada a pessoas com deficiências físicas ou condições que exigem adaptações nos veículos para que possam dirigir de forma segura e confortável. Aqui estão os principais critérios e condições sob as quais uma pessoa pode ter direito a obter uma CNH Especial:
Deficiências Visuais: Pessoas com deficiência visual parcial que ainda possuem capacidade visual suficiente para dirigir de acordo com os padrões legais também podem solicitar a CNH Especial.
Deficiências Neurológicas: Condições neurológicas que afetam a capacidade de dirigir, como sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença de Parkinson, e outras condições similares.
Outras Condições Médicas: Condições como problemas graves de coluna, problemas cardíacos significativos, entre outros, que possam requerer adaptações no veículo ou considerações especiais durante a condução.
Avaliação Médica: A obtenção começa com uma avaliação médica realizada por um profissional habilitado e credenciado pelo Detran. O médico avaliará se a condição física ou neurológica da pessoa exige adaptações no veículo e quais seriam necessárias.
Cursos e Testes Adaptados: Após a aprovação médica, o candidato deve passar por cursos teóricos e práticos adaptados. As aulas práticas são realizadas em veículos que já estejam adaptados às necessidades específicas do candidato.
Exame de Direção: O exame de direção deve ser realizado em um veículo adaptado. Se aprovado, o candidato receberá a CNH Especial que indicará as restrições específicas e as adaptações necessárias para o veículo.
Além de habilitar o portador a dirigir veículos adaptados, a CNH Especial também possibilita o acesso a benefícios fiscais na compra de carros adaptados, uso de vagas de estacionamento reservadas e outras facilidades que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.