Como peticionar eletronicamente no STF

Como peticionar eletronicamente no STF

 1. Quais são os requisitos para utilização do sistema?

R: São os seguintes:
·         Possuir certificado A3 (token ou smartcard) vinculado à cadeia da ICP-Brasil, registrado em nome de pessoa física;
·         Resolução mínima de tela de 1024 x 768 pixels;
·         Recomenda-se utilizar microcomputador com 1,5 Gigabyte (GB) de memória RAM livre;
·         Possuir a versão Java 1.6 update 15 ou superior, disponível em http://www.java.com/, exceto a versão 1.6 update 19;
·         Possuir instalados os certificados da cadeia de certificação específica do certificado utilizado.
Opções para obtenção dos certificados para instalação:
·          Realizar download do seguinte arquivo: Certificados_Comuns.zip e seguir os passos indicados neste manual.
·          Observação: A disponibilização desse arquivo pelo STF tem a intenção de facilitar o acesso ao sistema; é possível que existam certificados não contemplados.
·          A partir da página do repositório da ICP-Brasil no endereço: http://www.iti.gov.br/index.php/icp-brasil/repositorio.
·         No peticionamento, somente se anexam petições e documentos com no máximo 10MB por arquivo (art. 9º, IV, ‘a’ da Resolução/STF n. 427).
·         Sistemas operacionais: Windows (XP, Vista e 7) e OS X.
·         Navegadores: Internet Explorer (versões 7, 8 e 9), Mozilla Firefox 5, Google Chrome.
·         Programa assinador: conforme página inicial.
·         Plugin Flash Player (apenas para visualização dos vídeos tutoriais).
·         Programa visualizador de pdf (para realizar a consulta das peças).
·         Programa Gerador de pdf.

2. O STF fornece certificado digital?

R: Não, o STF não fornece certificado digital.

3. Como faço para obter um certificado digital?

R: Para obter as informações sobre como obter um certificado digital acesse o sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI:

4. O STF recomenda alguma autoridade certificadora (AC)?

R: Não, o STF não recomenda nenhuma AC. Acesse o sítio do ITI para mais informações a respeito das entidades vinculadas a ICP-BRASIL:

5. Qual o tipo de certificado que posso utilizar?

R: Qualquer certificado registrado em nome de pessoa física, baseado na ICP-Brasil (certificado tipo A3).

6. Para peticionar basta ter um certificado digital?

R: Além do certificado digital, é necessário se credenciar no e-STF. Acesse o portal http://www.stf.jus.br e logo em seguida o menu Processos, item Peticionamento Eletrônico, ou diretamente pelo endereço:

7. Como assinar digitalmente um documento?

R: Diferente da versão anterior, os documentos deverão estar previamente assinados por meio de um programa assinador confiável antes de serem vinculados através do sistema. A assinatura digital é exigida somente de quem está peticionando.

8. O STF sugere algum programa assinador?

R: Há na página inicial do peticionamento eletrônico do STF uma área onde constam alguns programas assinadores testados e validados pelo STF, que atendem aos requisitos de segurança exigidos.

9. Posso utilizar outro programa assinador que não conste na lista disponível no Portal?

R: Sim, desde que o programa assinador atenda aos requisitos de segurança exigidos. Caso utilize outro programa assinador e queira submetê-lo para avaliação, nos informe o link para download através do e-mail atendimento.ti@stf.jus.br

10. Quais são os requisitos de segurança exigidos para o arquivo?

R: O arquivo deve:
·          Ser assinado por certificado digital pertencente a estrutura da ICP-Brasil.
·          Ser do tipo PDF com assinatura embutida padrão PKCS7.
·          Ter a assinatura referente a todo o documento e não às suas partes (cabeçalho, etc...).
·          Ter sido assinado por certificado válido no dia da verificação.

11. O sistema aceita o envio de peças de áudio e vídeo?

R: Apesar de prevista atualmente esta possibilidade na Resolução nº 427, a anexação de arquivos de áudio e vídeo ainda não é possível de forma totalmente eletrônica. Neste caso, há necessidade de deferimento expresso do Relator.

12. Como faço para instalar a Cadeia de Certificados?

R: Há na página do peticionamento eletrônico do STF um vídeo com o passo a passo para realizar a instalação da Cadeia de Certificados.

13. O arquivo tem um tamanho máximo? Qual é o tamanho recomendado?

R: O tamanho máximo é de 10 MBytes por arquivo. Recomenda-se que o arquivo possua até 2MB, com o intuito de facilitar o seu manuseio.

14. Se os anexos têm um tamanho muito grande, o que devo fazer?

R: Em caso de documentos a serem digitalizados, recomenda-se utilizar baixa resolução – entre 200 e 300 dpi/ppp (dots per inch/pontos por polegada) - em preto e branco. Evitar imagens de fundo, logomarcas e brasões. No caso de documentos já digitalizados, pode ser necessário utilizar algum programa para reduzir a resolução ou alterar as demais características do arquivo.

15. Pode-se também particionar os arquivos?

R: É possível, mas não recomendável. Antes de particionar arquivos, certifique-se de que tenha adotado todas as alternativas descritas no item anterior para diminuir o tamanho do arquivo. Observe, ainda, que para alguns campos, o sistema indica a anexação de um único arquivo.

16. Que configurações posso utilizar no editor de texto para ter um arquivo mais leve?

R: Recomenda-se utilizar o seguinte padrão:
·          Fonte: Palatino Linotype, em cor preta
·          Tamanho: 13pt
·          Efeito: Nenhum
·          Recuo Antes do Texto: 0,0cm
·          Recuo Primeira Linha: 1,0cm
·          Alinhamento: Justificado
·          Espaçamento Entre Linhas: 19pt

17. Posso incluir mais documentos em uma petição registrada, mas cujo peticionamento não foi finalizado ?

R: Não, a versão atual não permite a funcionalidade de gravação de uma petição para posterior alteração e finalização.

18. O arquivo deve ter um formato específico? Qual é o formato exigido?

R: Sim, os arquivos devem ter formato PDF (Portable Document Format), conforme disposto no art. 9º, IV, "d" da Resolução nº 427.

19. Ao tentar acessar o sistema ocorre a seguinte mensagem: "Ao tentar acessar Não foi possível recuperar um certirficado ICP-Brasil válido em sua requisição. Favor certifique-se de que o dispositivo com seu certificado (token ou smartcard) esteja funcionando corretamente, em seguida, conecte-o à máquina, feche a todas as janelas do seu navegador e tente outra vez." O que devo fazer?

R: Este problema ocorre quando o dispositivo que contém o certificado digital é inserido com o navegador aberto. Neste caso, é necessário fechar todas as janelas do navegador, conectar o token ou smartcard e, em seguida, realizar uma nova tentativa. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato por meio do telefone (61) 3217-3416 ou por meio do endereço eletrônico atendimento.ti@stf.jus.br.

20. Ao tentar acessar o link “Credenciamento no e-STF” ocorre a seguinte mensagem: “Nenhum certificado localizado nesse computador.”. O que devo fazer?

R: Verificar se a mídia (token ou smartcard) que contém o certificado utilizado está corretamente conectada e instalada e se o serviço cartão inteligente foi iniciado. Verificar o correto funcionamento do certificado por meio do software gerenciador do certificado fornecido pela Autoridade Certificadora (AC) e verificar se o certificado é reconhecido no navegador.

 21. Ao finalizar o processo de credenciamento ocorre a seguinte mensagem: “Erro no processo de cadastro. Usuário já cadastrado.” O que devo fazer?

R: Este erro ocorre quando o usuário já possui cadastro no sistema. Caso deseje alterar os dados de seu credenciamento utilize a opção “Alterar Dados” disponível no menu ‘Processo - Peticionamento Eletrônico” na página do Portal do STF http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=processoPeticaoEletronica

 22. Ao tentar acessar o link “Credenciamento no e-STF” ocorre a seguinte mensagem: "Unable to launch the application". O que devo fazer?

R: O erro ocorre quando o computador utilizado para acessar o sistema não consegue realizar o download e instalação do aplicativo de credenciamento.
Os problemas podem estar nas configurações do Java, na baixa velocidade ou intermitência da conexão com a internet ou nas configurações de rede e de sistema operacional. Verifique essas configurações ou solicite o apoio de suporte técnico especializado. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato no telefone (61) 3217-3416 ou por meio do endereço eletrônico atendimento.ti@stf.jus.br.

23. Ao tentar acessar o sistema de cadastramento ocorre a seguinte mensagem: "Could not create the java virtual machine". O que devo fazer?

R: A mensagem indica que provavelmente há algum software instalado no microcomputador utilizado incompatível com o sistema de credenciamento do Peticionamento do STF. Favor realizar uma nova tentativa em outro microcomputador, de preferência que esteja em outra rede. Solicite o apoio de suporte técnico especializado. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato no telefone (61) 3217-3416 ou por meio do endereço eletrônico atendimento.ti@stf.jus.br.

24. Ao tentar acessar o sistema ocorre a seguinte mensagem: "Erro no processo de cadastro.java.io.IOException: Error writing to server”. O que devo fazer?

R: Este problema é ocasionado, em regra, pela baixa velocidade de conexão que possui com a internet. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato no telefone (61) 3217-3416 ou por meio do endereço eletrônico atendimento.ti@stf.jus.br.

25. Ao tentar finalizar o credenciamento ocorre a seguinte mensagem: "Erro no processo de cadastro. Erro no processo de assinatura dos dados. Erro ao assinar o pdf: não foi possível recuperar a chave privada do usuário..." O que devo fazer?

R: O erro relatado ocorre em virtude de falha na assinatura no momento da confirmação do credenciamento. Verificar se a mídia (token ou smartcard) que contém o certificado utilizado está corretamente conectada e instalada.

26. Posso peticionar eletronicamente em processo físico?

R: Sim. O peticionamento eletrônico poderá ser realizado em todos os processos.

27. Posso peticionar fisicamente em processo eletrônico?

R: Não, as petições relativas a processos eletrônicos devem ser protocoladas eletronicamente via sistema e-STF.

28. Como faço para visualizar as peças dos processos eletrônicos?

R: É necessário possuir um certificado digital e credenciar-se no portal do processo eletrônico, onde é possível visualizar peças eletrônicas.

29. Não consigo visualizar todas as peças do meu processo, o que devo fazer?

R: Certifique-se de que o processo é eletrônico. Em alguns processos físicos nem todas as peças foram digitalizadas.

30. É necessário contrafé em processo eletrônico?

R: Não. As citações, intimações ou notificações são realizadas eletronicamente.

31. Como é o procedimento para recolhimento de custas e porte de remessa e retorno dos autos?

R: Para o recolhimento de custas deverá ser observada a Resolução nº 543/2015. Em se tratando de custas, a GRU e o comprovante de pagamento deverão ser digitalizados e anexados no momento do peticionamento eletrônico inicial. No caso de recurso interpostos em outras instâncias, as custas e o porte de remessa e retorno, a GRU e o comprovante de pagamento serão apresentados no Tribunal de origem, no momento da sua interposição.

32. Qual é o horário de peticionamento?

R: O sistema de peticionamento funciona ininterruptamente, salvo os períodos de manutenção do sistema.

33. Como funciona o peticionamento eletrônico no plantão judicial?

R: Nos termos da Resolução nº 449/2010.

34. Sou advogado, mas ainda não tenho certificado. Como faço para ter acesso aos autos eletrônicos pessoalmente no tribunal?

R: O advogado deverá comparecer na Seção de Atendimento Presencial portando sua identificação profissional e uma mídia (CD/DVD). O acesso às peças de autos eletrônicos pelos estagiários e prepostos fica sujeito às condições estabelecidas na Resolução nº 402/2009.
Em caso de dúvidas quanto à utilização do sistema e outras informações processuais, entre em contato com a Seção de Atendimento Não Presencial: Formulário de Atendimento ou no telefone (61) 3217-4465.
Em caso de dúvidas referentes aos aspectos técnicos, envolvendo falhas e indisponibilidades do sistema, entre em contato com o Service Desk da Secretaria de Tecnologia da Informação: e-mail atendimento.ti@stf.jus.br ou no telefone (61) 3217-3416.

Postagens recentes

O que é SEO e como usar?

O que é SEO e como usar? SEO (Search Engine Optimization) é a prática de otimizar um site para melhorar… Veja Mais

8 horas atrás

Quais são os pilares do SEO?

Pilares do SEO Os pilares do SEO representam as principais áreas de foco para otimizar um site de modo a… Veja Mais

8 horas atrás

Diferenças entre CEO e SEO

Diferenças entre CEO e SEO Embora CEO e SEO soem semelhantes, eles se referem a conceitos completamente diferentes: CEO (Chief… Veja Mais

9 horas atrás

Serviços de SEO

Serviços de SEO O serviço de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) é uma especialidade dentro… Veja Mais

9 horas atrás

Significado de Amolner

Amolner A palavra "almoner" tem origens históricas e refere-se ao cargo de uma pessoa responsável pela distribuição de esmolas, dinheiro… Veja Mais

9 horas atrás

Significado de Esmolaria Apostólica

Esmolaria Apostólica  A Esmolaria Apostólica é uma instituição da Santa Sé, responsável por exercer a caridade em nome do Papa,… Veja Mais

9 horas atrás