Diferenças entre CPC e CPP
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
O CPC (Código de Processo Civil) e o CPP (Código de Processo Penal) são legislações distintas que regem procedimentos legais em áreas diferentes do Direito. Aqui estão algumas diferenças entre eles:
– CPC: O Código de Processo Civil disciplina os procedimentos judiciais em matéria cível, ou seja, nas questões que envolvem direitos civis e patrimoniais, como contratos, família, sucessões, obrigações, entre outros.
– CPP: O Código de Processo Penal, por sua vez, trata dos procedimentos criminais, ou seja, estabelece as regras para a condução de processos judiciais que envolvem crimes, desde a investigação policial até a execução da sentença penal.
– CPC: Regula questões relacionadas à jurisdição voluntária, tutela de direitos, procedimentos ordinários e especiais, recursos, execução de títulos extrajudiciais, entre outros aspectos do processo civil.
– CPP: Regula o processo penal em todas as suas fases, incluindo investigação, instrução criminal, julgamento, recursos e execução penal.
– CPC: Os princípios que orientam o CPC incluem o contraditório, a ampla defesa, o devido processo legal, a celeridade processual, a duração razoável do processo, entre outros.
– CPP: No CPP, os princípios são semelhantes em muitos aspectos, mas com foco na proteção dos direitos do acusado, como a presunção de inocência, o direito ao silêncio, o contraditório, a ampla defesa, entre outros.
– CPC: Contém procedimentos específicos para diferentes tipos de demandas cíveis, como ação de cobrança, ação de divórcio, inventário, usucapião, entre outros.
– CPP: Define os procedimentos específicos para a investigação e julgamento de crimes, como ação penal pública, ação penal privada, procedimento do júri, medidas cautelares, etc.
Embora o CPC e o CPP tenham finalidades diferentes, ambos são fundamentais para o funcionamento do sistema judicial, garantindo a ordem e a justiça em suas respectivas áreas de aplicação.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.