O que significa Legal Tech e por que vocĂȘ deve se importar?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #150718

    O que Ă© uma Legal Tech (Tecnologia JurĂ­dica) e por que vocĂȘ deve se importar?

    [attachment file=150719]

    “Legal Tech” tem um regra dois significados, pois pode se referir Ă  tecnologia jurĂ­dica (legal) que os fornecedores, como o Clio ou o ROSS, criam para fornecer aos advogados e escritĂłrios de advocacia serviços de suporte, bem como pode significar o conceito de usar a tecnologia para resolver problemas legais.

    Sinceramente, prefiro a Ășltima definição, que Ă© essencialmente uma mentalidade que permite aos advogados o espaço para o problema ser resolvido de forma criativa.

    Nós, advogados, como um grupo, tendemos a ser pensadores lineares, raciocinadores dedutivos, analíticos e céticos. Todos esses são bons traços nos servem para aprender a lei e aplicå-la aos fatos, argumentando a partir do precedente e representando zelosamente nossos clientes.

    No entanto, para ser governado por meios precedentes, só vemos progresso na mudança incremental. Como disse Henry Ford, se ele perguntasse às pessoas o que elas queriam, elas teriam pedido cavalos mais råpidos.

    O progresso,  no mais das vezes, requer que vejamos as coisas de um ponto de vista diferente. E ganhar essa nova perspectiva nĂŁo Ă© por qualquer razĂŁo trivial ou acadĂȘmica, Ă© necessĂĄrio que os advogados se adaptem a um mundo em mudança e sobrevivam.

    “Muitos funcionĂĄrios de colarinho branco, formados em faculdades, descobrirĂŁo que seus empregos tambĂ©m estĂŁo em Ăłrbita, Ă  medida que a automação de software e os algoritmos preditivos avançam rapidamente na capacidade.” – Martin Ford, ascensĂŁo dos robĂŽs: a tecnologia e a ameaça de um futuro sem emprego

    VocĂȘ prefere ser o motorista de buggy ou o engenheiro autĂŽnomo?

    “Legal Tech” no sentido da mentalidade, permite-nos como advogados afastarmos da maneira como as coisas sempre foram feitas e realizar uma experiĂȘncia de pensamento e imaginar as coisas como nunca foram e perguntar por que nĂŁo.

    “Legal Tech” Ă© um lugar seguro onde podemos sonhar com o que Ă© possĂ­vel, e depois aprender como podemos transformar esse sonho em realidade.

    Aqui estĂŁo algumas maneiras concretas que vocĂȘ pode experimentar com a mentalidade da Legal Tech:

    Siga CodeX. O CodeX Ă© do Stanford Centre for Legal Informatics e estĂĄ focado nesta ĂĄrea de tecnologia legal hĂĄ mais de 10 anos. Seu Ă­ndice LegalTech armazena um banco de dados com curadoria de mais de 700 empresas de tecnologia jurĂ­dica para explorar. E, se vocĂȘ se inscrever na lista de e-mails do CodeX, receberĂĄ convites para as reuniĂ”es semanais com fundadores de legal techs que apresentam suas Ășltimas inovaçÔes.

    Vå para uma reunião dos Hackers Legais. Legal Hackers é um grupo dedicado ao desenvolvimento de soluçÔes tecnológicas criativas para problemas legais com capítulos em todo o mundo.

    Os grupos de Hackers Jurídicos geralmente consistem em advogados, programadores, estudantes e formuladores de políticas, e os formatos de reuniÔes variam de encontros de café a workshops com discussÔes em painéis.

    VocĂȘ pode encontrar seu capĂ­tulo local fazendo uma pesquisa por “hackers legais” no Meetup. Se vocĂȘ nĂŁo encontrar um capĂ­tulo em sua cidade, poderĂĄ sempre inscrever-se para criar um novo capĂ­tulo.

    Participe de uma conferĂȘncia de Legal Tech. Felizmente, isso nĂŁo Ă© um desafio como costumava ser. O CodeX tem sua conferĂȘncia FutureLaw, hĂĄ o ABA Tech Show, o Lawyerist’s TBD Law, o Clio Cloud Conference, ALM’s LegalWeek, Lawyernomics by AVVO, e o EvolveLaw tem muitas reuniĂ”es ao longo do ano. Seja qual for a conferĂȘncia que vocĂȘ escolher, certifique-se de conhecer alguĂ©m novo e aprender algo que vocĂȘ nunca tinha ouvido falar antes.

    Siga #legaltech no Twitter, Instagram, Facebook e em outras redes sociais. Se vocĂȘ nĂŁo estĂĄ ativo nestas redes sociais, nĂŁo se preocupe, basta seguir a hashtag “legaltech” e aprender sobre as mais recentes inovaçÔes, ferramentas e estratĂ©gias na tecnologia jurĂ­dica. VocĂȘ tambĂ©m começarĂĄ a entender quem se importa com essas coisas e tambĂ©m as seguirĂĄ para ver o que elas postam sobre o assunto.

    Sujar as mĂŁos. Faça uma aula e aprenda como codificar. Existem centenas de classes disponĂ­veis no edX, Udemy, Coursera, Udacity, Code Academy e muitas outras. Ou que tal a Coding for Lawyers, de David Colarusso, Ă© um Ăłtimo lugar para começar? E lembre-se: o que vocĂȘ cria nĂŁo precisa ser perfeito: a jornada Ă© tĂŁo importante quanto o destino.

    (Uma parte deste artigo foi publicada anteriormente na Law Practice Today da ABA e no Group Legal Services Association provides)

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • VocĂȘ deve fazer login para responder a este tĂłpico.