Quais as diferenças entre o português de Portugal e do Brasil?
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
As diferenças entre o português de Portugal e o português do Brasil são notáveis e variam desde a pronúncia até a gramática e o vocabulário. Aqui estão algumas das principais diferenças:
Gramática: Existem algumas diferenças gramaticais, como o uso dos tempos verbais. Por exemplo, em Portugal, o pretérito perfeito simples é frequentemente usado para expressar ações passadas recentes (ex: “Eu fiz isso ontem”), enquanto no Brasil, o mesmo sentido é frequentemente transmitido pelo pretérito perfeito composto (ex: “Eu tenho feito isso”).
Vocabulário: Há muitas palavras e expressões que são usadas exclusivamente em cada país. Por exemplo, o que é chamado de “ônibus” no Brasil é chamado de “autocarro” em Portugal. Outro exemplo é “sorvete” no Brasil e “gelado” em Portugal.
Conjugação Verbal: Em Portugal, usa-se mais frequentemente a segunda pessoa do singular (tu) juntamente com a conjugação verbal correspondente (ex: tu fazes), enquanto no Brasil predomina o uso do você com a conjugação da terceira pessoa do singular (ex: você faz).
Formalidade e Informalidade: O português europeu tende a ser um pouco mais formal, utilizando estruturas como o gerúndio de forma diferente. Por exemplo, enquanto no Brasil diria-se “estou fazendo”, em Portugal seria mais comum ouvir “estou a fazer”.
Ortografia: Desde o Acordo Ortográfico de 1990, que procurou aproximar as duas ortografias, as diferenças foram minimizadas, mas ainda há algumas discrepâncias que não foram completamente unificadas.
Estas são apenas algumas das diferenças, mas existem muitas outras nuances que distinguem essas duas variantes do português.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.