Significado de Antidepressivo

Marcado: ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #339745
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Antidepressivo

    Antidepressivos são medicamentos prescritos para tratar a depressão, além de uma variedade de outros transtornos de saúde mental e condições, incluindo alguns tipos de transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtornos alimentares, dor crônica e, em alguns casos, insônia. Eles funcionam ajustando o equilíbrio de neurotransmissores no cérebro, substâncias químicas que transmitem sinais entre os neurônios e têm um papel importante na regulação do humor e do comportamento.

    Existem várias classes de antidepressivos, cada uma atuando de maneira diferente no cérebro:

    1. Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS): São a classe mais comumente prescrita de antidepressivos. Eles aumentam os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor. Exemplos incluem fluoxetina, sertralina e citalopram.
    2. Inibidores da Recaptação de Serotonina e Noradrenalina (ISRSN): Esses medicamentos aumentam os níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro. Exemplos incluem venlafaxina e duloxetina.

    3. Antidepressivos Tricíclicos (ADTs): Uma das classes mais antigas de antidepressivos, os ADTs afetam vários neurotransmissores, mas são frequentemente associados a mais efeitos colaterais do que os ISRS e ISRSN. Exemplos incluem amitriptilina e nortriptilina.

    4. Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAOs): Esses medicamentos impedem a degradação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina. Devido a interações alimentares e medicamentosas potencialmente perigosas, são geralmente considerados uma opção de tratamento secundária. Exemplos incluem fenelzina e tranilcipromina.

    5. Antidepressivos Atípicos: Esta categoria inclui medicamentos que não se encaixam nas outras classes e têm mecanismos de ação únicos. Exemplos incluem bupropiona e mirtazapina.

    O processo de encontrar o antidepressivo mais eficaz pode ser complexo e muitas vezes requer paciência, pois pode levar várias semanas até que os efeitos completos do medicamento sejam sentidos, e pode ser necessário ajustar a dosagem ou experimentar diferentes medicamentos para encontrar o mais adequado para o indivíduo.

    Além do tratamento farmacológico, a terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), também é uma parte importante do tratamento da depressão e de outros transtornos de saúde mental.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.