Significado de Critérios de Maastricht

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #342609
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Critérios de Maastricht

    Os Critérios de Maastricht, também conhecidos como critérios de convergência, são um conjunto de regras estabelecidas pelo Tratado de Maastricht em 1992, que devem ser cumpridos por todos os países membros da União Europeia (UE) que desejam adotar o euro como sua moeda.

    Esses critérios foram criados para garantir que os países candidatos à adesão à zona do euro tenham economias estáveis o suficiente para suportar a adoção da moeda única sem causar instabilidade econômica. Os critérios incluem:

    1. Estabilidade de Preços: os países devem ter uma taxa de inflação que não exceda em mais de 1,5 pontos percentuais a média das três melhores taxas de inflação dos países membros da UE.
    2. Situação das Finanças Públicas: inclui dois aspectos:

    Déficit Orçamentário: o déficit governamental anual não deve exceder 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
    Dívida Pública: a dívida pública total não deve ser superior a 60% do PIB do país.

    1. Taxas de Câmbio: o país deve participar do mecanismo de taxas de câmbio do Sistema Monetário Europeu (SME II) por pelo menos dois anos sem desvalorizar significativamente sua moeda contra o euro.
  • Convergência das Taxas de Juro: a taxa de juro nominal de longo prazo não deve ser mais de 2 pontos percentuais acima da média das três melhores taxas de juros dos países membros da UE.

  • Estes critérios têm como objetivo assegurar que a política econômica dos países que aderem à zona do euro esteja alinhada, promovendo a est

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.