Significado de Pílula do Dia Seguinte

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #328830
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Pílula do Dia Seguinte 

    A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência usado para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida ou falha do método contraceptivo utilizado (como a ruptura de um preservativo). Ela contém uma dose mais alta de hormônios (geralmente levonorgestrel ou uma combinação de etinilestradiol e levonorgestrel) do que os contraceptivos orais regulares.

    Características da pílula do dia seguinte incluem:

    1. Uso Após Relação Sexual: Deve ser tomada o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida, idealmente dentro de 24 horas, mas pode ser eficaz até 72 horas (ou mais, dependendo do tipo de pílula).
    2. Prevenção da Ovulação ou Fecundação: Funciona principalmente impedindo ou atrasando a ovulação. Também pode impedir a fertilização de um óvulo ou a implantação de um óvulo fertilizado no útero.

    3. Não é um Método Abortivo: Não interrompe uma gravidez já estabelecida e não deve ser confundida com a pílula abortiva.

    4. Uso de Emergência: Não é destinada para uso regular como um método contraceptivo. É uma opção de emergência para ser usada ocasionalmente.

    5. Efeitos Colaterais: Pode causar efeitos colaterais como náuseas, fadiga, dor de cabeça e alterações no ciclo menstrual.

    6. Acesso: Em muitos países, está disponível sem receita médica.

    É importante notar que a pílula do dia seguinte não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e não é tão eficaz quanto os métodos contraceptivos regulares usados consistentemente e corretamente.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.