Significado de XHTML
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: XHTML
XHTML, que significa eXtensible Hypertext Markup Language, é uma reformulação do HTML (Hypertext Markup Language) como uma aplicação da XML (eXtensible Markup Language). Lançado pela primeira vez no final dos anos 90 pela World Wide Web Consortium (W3C), o XHTML foi desenvolvido para combinar a flexibilidade da HTML com a rigorosidade da XML.
O principal objetivo do XHTML é permitir que o conteúdo da web seja mais facilmente processado por dispositivos e apresentações variadas, incluindo navegadores web, dispositivos móveis, leitores de tela e software de processamento de XML. Ao contrário do HTML, que é relativamente tolerante a erros de código, o XHTML exige um código mais estrito e bem-formado, o que inclui:
Uso de Letras Minúsculas: Todos os nomes de tags e atributos devem estar em letras minúsculas, seguindo a convenção da XML.
Estrutura Bem-Formada: O documento deve seguir uma estrutura lógica e hierárquica, assegurando que os elementos estejam corretamente aninhados.
Citação de Atributos: Todos os valores dos atributos devem ser colocados entre aspas.
Estas regras tornam os documentos XHTML compatíveis não apenas com processadores de HTML, mas também com software de XML, permitindo uma maior interoperabilidade e acessibilidade. Além disso, documentos XHTML podem ser facilmente estendidos para incluir funcionalidades de outras especificações XML, como SVG (Scalable Vector Graphics) e MathML (Mathematical Markup Language), sem quebrar a compatibilidade com a web.
Com a introdução do HTML5, que oferece muitas das mesmas funcionalidades pretendidas pelo XHTML mas sem a necessidade de estrita conformidade com as regras da XML, o uso do XHTML diminuiu. No entanto, o XHTML ainda é relevante para aplicações que se beneficiam de um código estritamente validado e da interoperabilidade com a XML.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.