Significado de Danos Emergentes

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #328850
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Danos Emergentes

    Danos emergentes são uma forma de compensação financeira que se refere aos prejuízos efetivamente sofridos por uma pessoa ou empresa, como resultado direto de uma ação ou omissão de outra parte. Este conceito é amplamente utilizado em questões legais e está relacionado à reparação de perdas ou danos reais que ocorreram.

    Por exemplo, se uma propriedade é danificada devido à negligência de um vizinho, os custos para reparar essa propriedade seriam considerados danos emergentes. Isso inclui despesas diretas e imediatas, como custos de reparo, substituição de itens danificados, despesas médicas em caso de lesões pessoais, entre outros.

    Diferentemente dos lucros cessantes, que se referem ao que se deixou de ganhar, os danos emergentes focam no que foi efetivamente perdido ou gasto devido ao incidente. Eles são calculados com base no valor necessário para restaurar a situação financeira da vítima ao estado em que estaria se o dano não tivesse ocorrido. Em resumo, os danos emergentes visam cobrir todas as perdas diretas e concretas resultantes de um ato ilícito ou de um contrato não cumprido.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.