Como consultar o contrato social de uma empresa?

Homepage Fóruns Direito Empresarial Como consultar o contrato social de uma empresa?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340794
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Como consultar o contrato social de uma empresa?

    Para consultar o contrato social de uma empresa no Brasil, é necessário seguir alguns passos, visto que esse documento é registrado na Junta Comercial do estado onde a empresa está sediada. Aqui estão as formas mais comuns de se realizar essa consulta:

    ### 1. Junta Comercial do Estado
    – **Passo a Passo**: Dirija-se à Junta Comercial do estado onde a empresa está registrada. A maioria das Juntas Comerciais permite a realização de consultas online através de seus sites oficiais. Para a consulta presencial, pode ser necessário agendar um horário ou seguir as orientações específicas da Junta Comercial local.
    – **Informações Necessárias**: Geralmente, é preciso ter o nome completo da empresa ou o número do CNPJ para realizar a consulta.
    – **Taxas**: Pode haver taxas associadas à emissão de cópias ou certidões do contrato social.

    ### 2. Portal da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios)
    – **Funcionalidade**: Algumas informações básicas sobre a empresa podem ser acessadas através do Portal da Redesim, operado pela Receita Federal, mas detalhes específicos do contrato social, como alterações contratuais e composição societária, geralmente precisam ser obtidos diretamente na Junta Comercial.

    ### 3. Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)
    – **Consulta CNPJ**: Através do serviço “CNPJ” do SERPRO, é possível obter informações cadastrais básicas e algumas informações econômicas e fiscais de empresas, mas o contrato social em si não está disponível por esta via.

    ### 4. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas
    – **Para Organizações sem Fins Lucrativos**: Instituições como associações, fundações e organizações religiosas registram seu contrato social ou estatuto em cartórios de registro civil das pessoas jurídicas. A consulta a esses documentos também pode ser feita presencialmente ou, em alguns casos, online.

    ### Dicas Importantes:
    – **Preparação**: Tenha em mãos o nome completo da empresa ou o CNPJ para facilitar a consulta.
    – **Taxas**: Informe-se previamente sobre possíveis taxas para a obtenção de cópias do contrato social ou certidões específicas.
    – **Privacidade**: Algumas informações no contrato social podem ser consideradas sensíveis ou privadas. Acesse apenas as informações que você tem direito legal de consultar.

    Consultar o contrato social de uma empresa é uma prática comum para verificar a legitimidade da empresa, conhecer sua composição societária e entender as regras que regem suas atividades.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.