Como fazer um testamento? Onde fazer? Quais os documentos necessários?
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: morte, testamento
Fazer um testamento é uma forma de assegurar que seus desejos sejam cumpridos após a sua morte. Veja como proceder:
– Testamento público: Feito perante um tabelião, que redige o documento e o arquiva no cartório.
– Testamento particular: Escrito pelo próprio testador e assinado na presença de três testemunhas.
– Testamento cerrado: Escrito pelo testador, lacrado e entregue ao tabelião na presença de duas testemunhas.
– Identificação do testador: Nome, CPF, RG, estado civil e endereço.
– Disposições de última vontade: Divisão dos bens, nomeação de herdeiros, legatários, reconhecimento de filhos, entre outros desejos.
– Nomeação de um executor: Pessoa de confiança para cumprir as disposições testamentárias (opcional).
– Assinatura: O testamento deve ser assinado pelo testador e, dependendo do tipo, pelas testemunhas.
Para elaborar um testamento, você precisará dos seguintes documentos:
– RG e CPF do testador.
– RG e CPF das testemunhas (se aplicável).
– Escrituras de imóveis, certificados de veículos, extratos bancários, documentos de propriedades, etc.
– Certidão de casamento (se casado).
– Certidão de nascimento dos filhos (se houver).
– Dados dos beneficiários (nome completo, CPF, endereço).
Se precisar de mais detalhes ou assistência, estarei à disposição.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.