Diferenças entre civil law e common law

Homepage Fóruns Direito Diferenças entre civil law e common law

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340691
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Diferenças entre civil law e common law

    As diferenças entre “civil law” e “common law” referem-se a dois dos principais sistemas jurídicos do mundo, cada um com suas próprias práticas, tradições e abordagens à legislação, à jurisprudência e à administração da justiça. Embora existam muitas variações específicas dentro de cada sistema, devido às tradições legais únicas de cada país, algumas características gerais distinguem os dois.

    Civil Law

    • Origem e Influência: O sistema de “civil law”, também conhecido como direito romano-germânico, tem suas raízes no Direito Romano. É predominante na Europa continental, América Latina, partes da África e Ásia.
    • Codificação: Uma característica marcante do “civil law” é a codificação das leis, ou seja, a compilação de leis e normas legais em códigos sistemáticos e abrangentes que procuram cobrir todos os aspectos da lei. Os códigos são frequentemente atualizados e servem como a principal fonte de direito.
    • Papel do Juiz: Nos sistemas de “civil law”, o juiz tem um papel mais investigativo, conduzindo o processo, coletando evidências e determinando os fatos. Geralmente, os juízes não estão vinculados por decisões anteriores (precedentes).
    • Aplicação da Lei: A aplicação da lei tende a ser mais teórica, com ênfase na aplicação direta dos códigos legais escritos aos casos.

    Common Law

    • Origem e Influência: O sistema de “common law” originou-se na Inglaterra e é predominante em países que foram influenciados pela tradição britânica, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Índia.
    • Precedentes Judiciais: Uma característica fundamental do “common law” é a importância dos precedentes judiciais (jurisprudência). Decisões anteriores de tribunais superiores são vinculativas para tribunais inferiores, criando uma continuidade e previsibilidade na aplicação da lei.
    • Papel do Juiz: Os juízes têm um papel mais passivo no sistema de “common law”, atuando como árbitros entre as partes em disputa. Eles interpretam e aplicam a lei com base em precedentes, mas também podem criar lei ao estabelecer novos precedentes.
    • Fontes de Direito: Embora os estatutos e legislações sejam importantes, a jurisprudência (decisões judiciais) é a principal fonte de direito, complementada por costumes e princípios legais.

    Conclusão

    As principais diferenças entre os dois sistemas refletem abordagens distintas à lei e à justiça, com o “civil law” enfatizando códigos legais e o “common law” valorizando os precedentes judiciais. Essas diferenças influenciam a maneira como o direito é praticado, estudado e interpretado em diferentes jurisdições ao redor do mundo.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.