Diferenças entre CPC e CPP

Diferenças entre CPC e CPP

O CPC (Código de Processo Civil) e o CPP (Código de Processo Penal) são legislações distintas que regem procedimentos legais em áreas diferentes do Direito. Aqui estão algumas diferenças entre eles:

  1. Área de Aplicação:

- CPC: O Código de Processo Civil disciplina os procedimentos judiciais em matéria cível, ou seja, nas questões que envolvem direitos civis e patrimoniais, como contratos, família, sucessões, obrigações, entre outros.
- CPP: O Código de Processo Penal, por sua vez, trata dos procedimentos criminais, ou seja, estabelece as regras para a condução de processos judiciais que envolvem crimes, desde a investigação policial até a execução da sentença penal.

  1. Objeto de Regulação:

- CPC: Regula questões relacionadas à jurisdição voluntária, tutela de direitos, procedimentos ordinários e especiais, recursos, execução de títulos extrajudiciais, entre outros aspectos do processo civil.
- CPP: Regula o processo penal em todas as suas fases, incluindo investigação, instrução criminal, julgamento, recursos e execução penal.

  1. Princípios Orientadores:

- CPC: Os princípios que orientam o CPC incluem o contraditório, a ampla defesa, o devido processo legal, a celeridade processual, a duração razoável do processo, entre outros.
- CPP: No CPP, os princípios são semelhantes em muitos aspectos, mas com foco na proteção dos direitos do acusado, como a presunção de inocência, o direito ao silêncio, o contraditório, a ampla defesa, entre outros.

  1. Procedimentos Específicos:

- CPC: Contém procedimentos específicos para diferentes tipos de demandas cíveis, como ação de cobrança, ação de divórcio, inventário, usucapião, entre outros.
- CPP: Define os procedimentos específicos para a investigação e julgamento de crimes, como ação penal pública, ação penal privada, procedimento do júri, medidas cautelares, etc.

Embora o CPC e o CPP tenham finalidades diferentes, ambos são fundamentais para o funcionamento do sistema judicial, garantindo a ordem e a justiça em suas respectivas áreas de aplicação.

Postagens recentes

Diversos Contatos do TJGO - Telefones, WhatsApp e E-mails

Organogramas: Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da DPI Contato: Ana Flávia F. Antunes affantunes@tjgo.jus.br (62) 3236-5434 Telefones e endereços:: Núcleo… Veja Mais

1 dia atrás

Varas da Infância e Juventude - TJSP

Varas da Infância e Juventude - TJSP Comarca Vara - Email do Cartório ADAMANTINA 2ª VARA CÍVEL E DA INFÂNCIA… Veja Mais

1 dia atrás

Telefones, Endereço e E-mails das Varas de Violência Doméstica do TJSP

Telefones, Endereço e E-mails das Varas de Violência Doméstica do TJSP Capital Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a… Veja Mais

1 dia atrás

Lista de e-mails dos JECs - TJSP - Tribunal de Justiça de São Paulo

Lista de e-mails dos JECs do TJSP - Tribunal de Justiça de São Paulo:   Juizado Especial E-mail Município -… Veja Mais

1 dia atrás

Lista de Emails do TJPE - Tribunal de Justiça de Pernambuco

Lista de Emails do TJPE - Tribunal de Justiça de Pernambuco Consulte a unidade desejada usando o filtro de pesquisa… Veja Mais

1 dia atrás

E-mails das Comarcas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - TJMG SECRETARIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E QUALIDADE NA GESTÃO INSTITUCIONAL CENTRO… Veja Mais

1 dia atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Prisão domiciliar não deve ser primeira opção diante de falta de...

0
“A inexistência de estabelecimento penal adequado ao regime prisional determinado para o cumprimento da pena não autoriza a concessão imediata do benefício da prisão domiciliar, porquanto, nos termos da Súmula Vinculante n° 56, é imprescindível que a adoção de tal medida seja precedida das providências estabelecidas no julgamento do RE n° 641.320/RS, quais sejam: